Você está aqui: Página Inicial / Câmara realiza reunião da Comissão de Turismo com o tema: O que fazer? Onde ficar? Onde comer?

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 03/08/2023 14h50

No dia 02 de agosto, a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão de Turismo presidida pelo vereador Dudu do Turismo, que iniciou os debates ressaltando o seu objetivo: discutir um roteiro turístico com o propósito de construir um mapa juntamente com a Secretaria de Turismo e com a Secretaria de Pesca a fim de orientar o turista que se encontra no município de Angra dos Reis.

Dentre as autoridades presentes, esteve na reunião o representante das agências de turismo náutico Sr. Cipriano destacando o tema da reunião como sendo de grande importância, fazendo referência ao Plano Diretor da Cidade de Angra dos Reis e a difícil missão de corrigi-lo.

Complementando a fala do Sr. Cipriano, o Sr. Alexandre, que é representante de hotelaria, acrescentou que o Plano Diretor, que fora constituído desde 2009, impede que sejam aproveitadas as zonas de interesse turístico e a realização de ampliações. No decorrer da sua fala, o Sr. Alexandre acrescentou: “como exemplo, o hotel que tem 23 anos nessa cidade emprega, entre empregos diretos e indiretos, mais de mil pessoas e é impossibilitado de fazer um incremento [...] nós temos projetos que não podem avançar, porque o plano diretor não permite e é algo impensável; quando a gente pensa em gerar mais empregos, gerar mais divisa, trazer mais satisfação para as pessoas e fazer Angra crescer”, finalizou o Sr. Alexandre, representante de hotelaria.

Na oportunidade, o vereador Dudu do Turismo mencionou um projeto de lei nº 48/2023, votado e aprovado na casa legislativa, que dispõe sobre a exibição de informações sobre o turismo da cidade de Angra dos Reis nas telas de cinema de outras cidades.

O vereador Dudu do Turismo também falou a respeito da lei nº 139/2022 - criação do ciclo turismo municipal e outras providências a serem tomadas sobre o ecoturismo.

O presidente da Turisangra, Sr. Marc Olichon, mencionou o trabalho realizado entre a Turisangra e o SEBRAE em que o turismo é divulgado fora das praias e todo material será encaminhado para as agências de viagens, operadoras e feiras.

O Sr. Marc Olichon, na sequência, falou a respeito do trabalho realizado em parceria com navios e cruzeiros para que sejam vendidos a bordo passeios que não sejam “mar” e também citou uma visita realizada no aeroporto junto ao pessoal da Companhia Azul e que, a princípio, terá um voo Belo Horizonte x Angra dos Reis regular.

Ainda durante a sua fala, o Sr. Marc Olichon destacou a reforma do Cais do Abraão com o dinheiro do fluxo de ônibus e navios: “serão empregadas 260 mil garrafas pets na construção, a iluminação será toda solar, água da chuva; o cais todo sustentável [...] a próxima etapa será o Cais de Santa Luzia, estamos pensando como fazer, como chamar. Assim como fizemos no Abraão, em Santa Luzia não será diferente”, disse o Sr. Marc Olichon.

A Sra. Karina, que representa a secretaria da Ilha Grande, falou a respeito da atualização do Estudo de Capacidade de Carga que havia sido feito pelo INEA, o qual dará origem a um projeto para a realização desse controle.

A Sra. Karina também explicou que esse valor, que se pretende arrecadar, será aplicado num fundo que será investido na Ilha Grande.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/EvfBzzWtNNg