Câmara realizou Audiência Pública – RIO BRACUÍ SEM ENCHENTES: Um Direito dos Moradores.
Nesta quarta-feira (14), a Câmara Municipal realizou Audiência Pública cujo tema foi RIO BRACUÍ SEM ENCHENTES: Um Direito dos Moradores.
Compuseram a mesa, ao lado do vereador Dudu do Turismo – proponente da Audiência Pública - a vereadora Jane Veiga, o vereador Nilsinho Batalhador, o senhor Alan Bernardo Coelho de Souza – Secretário de Obras e o senhor Fábio Júnior da Silva Pires – Secretário da Defesa Civil.
O senhor Fábio Júnior, secretário da Defesa Civil, iniciou a Audiência Pública com um parecer geral contendo todas as ações do município referente às chuvas do dia 05 de abril de 2025 e as ações de risco apresentadas pela Defesa Civil.
Também estiveram presentes, na Audiência Pública, o vereador Jorginho Brum – Presidente da Casa Legislativa, o vereador Kelven da Saúde, e o vereador Sargento Thimóteo.
O senhor Alan Bernardo, Secretário de Obras, lembrou a primeira enchente, seus resultados, as dificuldades e o grande número de pessoas que foram acometidas e declarou: “nós tivemos uma devastação total; um volume de água absurdo, onde não estávamos preparados. Tivemos nossas dificuldades e um volume muito grande de pessoas foram atingidas [...] imediatamente, quando aconteceu, a prefeitura se mobilizou, todas as secretarias se mobilizaram e começaram atender as famílias naquele primeiro momento. E não poderia ser diferente: quem ia reconstruir o bairro? Nós!” finalizou o senhor Alan Bernardo.
O Delegado da Polícia Federal de Angra dos Reis, o senhor Cleiton, também esteve presente na Audiência Pública e esclareceu pontos importantes contidos em nossa Carta Magna com relação aos bens da União.
Na oportunidade, um vídeo sobre a enchente no Rio Bracuí, em dezembro de 2023, foi exibido durante a Audiência Pública.
Vereadores, representantes de associações de moradores e também uma remanescente dos kilombolas, a senhora Jéssica, fizeram suas explanações acerca das obras emergenciais no Rio Bracuí, da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal com sede em Angra dos Reis e dos motivos que levaram o seu oferecimento.
Ao final da Audiência Pública, o vereador Dudu do Turismo realizou a leitura da carta do Ministério Público Federal e destacou: “O que eu quero falar para vocês? Que já foi respondido (na segunda-feira) pela Procuradoria Geral do Município eu tenho certeza de que o desleixo, não só da obra emergencial está chegando para a gente. Então, fico feliz de trazer essa notícia para vocês. Eu tenho certeza de que a Promotora Federal, Dra. Fabiana Schneider, entendeu tudo aquilo que eu conversei com ela, representando os quinze vereadores. Todos da Casa Legislativa se colocaram à disposição depois que vocês vieram na Casa do Povo com aquele cartaz pedindo ajuda.”, finalizou o vereador Dudu do Turismo.
Para assistir à Audiência Pública completa, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=BMZFzE54f2M&t=6685s
