Câmara realizou Audiência Pública com o tema “CRIANÇAS E ADOLESCENTES: RESPONSABILIDADE DE TODOS”.
Nesta quarta-feira (11/06) a Câmara Municipal realizou Audiência Pública com o tema “CRIANÇAS E ADOLESCENTES: RESPONSABILIDADE DE TODOS”.
O vereador Dudu do Turismo conduziu a audiência pública. Representantes de várias Secretarias, presidentes de ONGS, vereadores e autoridades estiveram presentes e discutiram pontos importantes acerca do tema.
Ao lado do vereador Dudu do Turismo, compuseram a mesa o vereador Kelven da Saúde, o Delegado da Polícia Federal de Angra dos Reis, senhor Clayton Lúcio Santos Souza, o Delegado da Polícia Federal (aposentado), senhor Clayton Bezerra e o senhor Moacir, representante da ONG Rio Mais Feliz.
Durante a sua fala, a Delegada da DEAM, a senhora Paula Loureiro, enfatizou, no que diz respeito à criança, especificamente, nunca ter visto nada parecido com índice de estupro de vulnerável como na cidade de Angra dos Reis, e destaca: “Aqui é assustador! A maioria dos autores são pessoas do convívio da criança, isso é alarmante. Existe, também, a omissão dessas mães que, às vezes, orientam a criança mentir na delegacia e é um trabalho muito difícil [...] é um trabalho de investigação complicado; a gente tenta dá cada vez mais relevo à palavra daquela criança. Eu costumo dizer nas palestras ou rodas de conversas: fiquem atentas aos sinais que essas crianças, vítimas de violência, dão. Tomem cuidado com quem vocês colocam para conviver com essas crianças”, finalizou a Delegada.
Ainda durante a sua fala, a Delegada falou a respeito de uma operação, que, através do trabalho de inteligência, identificou residências que estavam com trânsito de material de pornografia infantil.
O Coordenador Técnico de Política Pública da Infância, senhor Paulo César (o PC), falou a respeito das denúncias e de como os números são baixos. O senhor Paulo César também citou uma ocorrência de violência contra uma criança de 07 anos na qual teve a oportunidade de atuar e citou a Campanha PROTEJA, lançada em 2024.
A senhora Hélida Ferreira da Conceição – Responsável Técnica de Vigilância e Violência falou a respeito de políticas públicas e sobre o seu trabalho realizado na Secretaria de Saúde.
Na oportunidade, o membro do Conselho Tutelar, senhor Marcelo Ensá reiterou o dever de toda sociedade em cuidar e zelar. Destacou os procedimentos realizados pelo Conselho e mencionou o Núcleo de Escuta Especializada.
O vereador de Volta Redonda, senhor Raone Ferreira apresentou, através do telão, o atendimento individualizado realizado pela Comissão de Direitos Humanos.
O Delegado da Polícia Federal, senhor Clayton Lúcio Santos Souza, utilizou a tribuna para explanar sobre o projeto da Polícia Federal de Angra dos Reis GUARDIÕES DA INFÂNCIA.
Ao final da Audiência Pública, o Delegado de Polícia Federal, senhor Clayton Bezerra, também utilizou a tribuna para falar sobre crime cibernético, o combate à pedofilia e a criação, em 2013, do Projeto FEDERAL KID. O Projeto tem por objetivo capacitar os professores, que passam muito tempo com as crianças, identificar o principal sintoma/ sinal de uma criança abusada e sua mudança de comportamento.
Confira, abaixo, a matéria em vídeo.