Câmara realizou audiência pública com o tema: USINA NUCLEAR ANGRA 3
A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou, nesta terça-feira (16), audiência pública com o tema USINA NUCLEAR – ANGRA 3.
Sob a presidência do vereador Dudu do Turismo, a audiência pública contou com a presença de diversas autoridades, personalidades e líderes sindicais.
O presidente da Casa Legislativa, Jorginho Brum, esteve presente durante o debate público. Os vereadores Nilsinho Batalhador, Jane Veiga, Helinho do Sindicato, Sargento Thimóteo Cavalcante, Kelven da Saúde, Marcelinho Bob e Edinho Rodrigues também prestigiaram o debate público.
Na ocasião, também estiveram presentes o deputado estadual Marcelo Dino, o ex-deputado federal Luiz Sérgio, o ex-deputado federal/então presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, assim como representantes da NUCLEP e da Eletronuclear.
Destaca-se, também, a presença do senhor Essiomar Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico, que representou o prefeito Cláudio Ferreti e do Senhor Fernando Enfermeiro, que representou a deputada Célia Jordão.
O Plenário Presidente Benedito Adelino foi palco de um grande debate acerca da retomada das obras da Usina Nuclear Angra 3. Temas como empregabilidade, criação de um pólo industrial, a importância do sistema nuclear, os gastos provenientes da paralisação das obras da Usina foram discutidos no decorrer do debate.
Por diversas vezes, no decorrer do debate, todos os presentes no Plenário repetiram a expressão “queremos Angra 3” enfatizando o objetivo real da Audiência Pública.
O ex-deputado federal Luiz Sérgio, em sua explanação, citou: “não se tem soberania nacional se um país não é capaz de produzir a sua energia. As hidrelétricas são importantíssimas; de nenhuma fonte de energia nós podemos abrir mão, por que elas não disputam entre si. Elas se complementam [...] Nós precisamos da Usina Nuclear Angra 3, porque ela garante que o setor nuclear se viabilize do ponto de vista econômico, tanto da extração do urânio, quanto do enriquecimento em Rezende e também da produção de energia.
No decorrer da sua fala, o ex-deputado federal mencionou a necessidade de completar o ciclo de maneira economicamente viável. Segundo o ex-deputado, “Angra 3 é importante por si só, por que completa esse ciclo e dá ao Brasil uma soberania energética fundamental”.
Durante a audiência pública, dois vídeos foram exibidos com pronunciamentos do ex-prefeito Fernando Jordão e da deputada Célia Jordão.
Ao final da audiência pública, o vereador Dudu do Turismo realizou a leitura do requerimento, que solicita a possibilidade de realizar uma audiência pública na ALERJ com a pauta USINA ANGRA 3 e protocolou junto ao deputado estadual Marcelo Dino.
Para assistir à Audiência Pública completa, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=B85cxo4v3l4&t=184s