Câmara realizou evento: ABRIL MARROM de Prevenção e Combate às Diversas Formas de Cegueira.
No dia 30 de abril, a Câmara Municipal realizou evento com o tema ABRIL MARROM de Prevenção e Combate às Diversas Formas de Cegueira.
A Campanha Abril Marrom é de autoria da proponente do evento, a vereadora Jane Veiga. A Campanha passou a vigorar no município através da Lei de nº 4.106/2022 e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira.
O mês de abril foi escolhido por ser o mês que é comemorado o Dia Nacional do Braille e a cor marrom foi escolhida para a campanha por ser a cor da íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
Nesse evento, compuseram a mesa diversas autoridades, que apresentaram informações relevantes acerca do tema.
A senhora Edília Carmo – Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra do Reis – APADEV e o senhor Felipe Rosa - Diretor do Hospital Geral da Japuíba (HMJ) compuseram a mesa ao lado da vereadora Jane Veiga.
Ao longo do evento, também estiveram ao lado da vereadora Jane Veiga o Excelentíssimo Senhor Presidente da Casa Legislativa de Angra dos Reis Jorginho Brum e o vereador Kelven da Saúde, que é vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde e da Comissão Permanente de Turismo e membro da Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comissão Permanente de Proteção de Defesa dos Direitos dos Animais.
Na oportunidade, a senhora Hosana André da Silva dos Santos - técnica de enfermagem da clínica cirúrgica do HMJ - falou a respeito da ozonioterapia, que é uma prática interativa não invasiva composta por oxigênio (um gás medicinal) que passa por um equipamento que se transforma em mais uma molécula que é o O3. Ele é administrado de três formas: injetável, tópica e sistêmica.
A senhora Bárbara de Oliveira Sinclair Haynes - responsável pelo Programa Saúde nas Escolas e pelo Programa Saúde no Olhar da Secretaria de Saúde - falou dos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde. Citou, inclusive, os serviços ofertados aos alunos das redes municipais, que agora têm a oportunidade de serem atendidos nas escolas pelo Projeto Saúde no Olhar. A senhora Bárbara também mencionou a importância da detecção precoce dessas doenças através da consulta ao oftalmologista.
A senhora Lucinda Cordoeira - diretora da Unidade de Referência de Atendimento Educacional Especializado Professora Valéria Rodrigues - falou a respeito da Escola Municipal para Deficientes Visuais (EMDV), que é uma escola especializada para crianças e jovens com deficiência visual. Nela há o funcionamento das etapas de formação de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação para jovens e adultos).
NOTA: Ambos os termos “pessoa cega” e “pessoa com deficiência visual” são corretos e podem ser utilizados, dependendo do contexto.
Pessoa cega é mais específica para quem tem perda total.
Pessoa com deficiência visual é para aqueles com baixa visão.
Para assistir ao evento, basta acessar o link: https://youtu.be/aRwb5Lh3GCc?si=ct8GXSCbr-MLq1hN