Câmara realizou Reunião Ordinária da Comissão Permanente de Saúde
Nesta quarta-feira (02/04) a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão Permanente de Saúde, cuja pauta de discussão foi: Derramamento de *chorume pelos caminhões que carregam peixes pela cidade e o Hospital da Praia Brava.
Estiveram presentes o vereador Edinho Rodrigues - Segundo Secretário e presidente da Comissão de Saúde, o vereador Kelven da Saúde - vice-presidente da Comissão de Saúde, o vereador e membro da Comissão de Saúde Chapinha e o vereador Charles Neves - Primeiro Secretário.
Na oportunidade, o Senhor Bruno, que representou a Secretaria de Pesca, destacou a primeira providência realizada pela Secretaria: Local próprio para degelo.
Segundo o Senhor Bruno, o secretário de pesca Jorge Eduardo Mascote solicitou, junto ao pessoal das docas, um terreno (lote 08) que será preparado (drenagem e asfalto) e utilizado como estacionamento para os caminhões.
O Senhor Lauro, que representou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, citou, como forma de tratamento de descarga adequado, o sistema de tratamento de efluentes (resíduos líquidos).
A discussão acerca do derramamento do chorume foi amplamente debatida pelos representantes da Secretaria de Pesca, Secretaria de Trânsito e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
O Dr. Adilson, ex-vereador, ex-secretário e diretor superintendente da FEAM, fez um breve histórico sobre o Hospital da Praia Brava, incluindo a redução de pessoal. Em sua fala, o Dr. Adilson destacou a principal vocação do Hospital da Praia Brava: a emergência. Nesse histórico, o Dr. Adilson procurou responder às perguntas colocadas pelo vereador Edinho e, dentre elas, a redução do efetivo em 50%.
Segundo o Dr. Adilson, utilizaram essa comunicação de forma “pejorativa”: “A direção da Eletronuclear, os diretores do hospital nunca disseram que o hospital ia cessar suas atividades; e deixar de atender ao SUS, menos ainda. Nós temos convênio com o SUS há 40 (quarenta) anos. E esse convênio foi renovado. Esses são boatos maldosos que trazem intranquilidade para a população e para os funcionários do hospital”, destacou o Dr. Adilson.
*Chorume: líquido escuro viscoso e de cheiro forte que resulta de decomposição de matéria orgânica (fonte Google)
Confira, abaixo, a matéria em vídeo.
<