Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 11ª sessão ordinária debateu contenção ao Coronavírus

11ª sessão ordinária debateu contenção ao Coronavírus

por Adriana Alves de Araujo última modificação 22/05/2020 18h36

Nesta quinta-feira (21), foi realizada a 11ª sessão ordinária do primeiro período legislativo, no Plenário Presidente Benedito Adelino, ainda sem presença de público, a fim de evitar a disseminação do novo Coronavírus. Os 14 vereadores da legislatura estiveram presentes. Falaram pelo expediente os vereadores Zé Augusto, Léo Marmoraria, Marquinho Coelho, Kamu Gama, Helinho do Sindicato, Jane Veiga, Titi Brasil, Sargento Thimoteo e Canindé do Social.

Algumas das medidas tomadas pela prefeitura municipal para contenção ao avanço da pandemia, principalmente a montagem do Centro de Referência ao Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, foram tema da fala de vereadores.

“A gente entende o momento que está passando a cidade e todo o Brasil é muito crítico, uma doença invisível, totalmente desconhecida, vamos acertar, vamos errar, mas não podemos desconsiderar que o prefeito está trabalhando. Se pegarmos o trabalho que está sendo feito na nossa cidade e levar para outros estados, vamos ver que estamos bem na frente quando se trata do Coronavírus. É necessário que se tenha o trabalho ampliado e fiscalizado e é esse o papel dessa Casa”, garantiu Léo Marmoraria.

“Eu queria ressaltar a importante obra que o governo municipal fez diante dessa pandemia. [...] A nossa Santa Casa, quem conhece sabe, os moradores de Angra dos Reis que nasceram ali, eu também nasci ali, muito se discute a melhoria da Santa Casa, o investimento nela, e esses investimentos que vinham eram muito poucos. Vinha do governo federal um milhão, do governo do estado outro milhão e não se fazia o que era preciso, que era uma reforma geral na Santa Casa, com investimento em equipamentos para atender a população de Angra dos Reis. [...] Quando se coloca 40 leitos com respiradores, depois da pandemia, esses leitos intensivos vão ficar para atender a população. Já os do estado e de outros municípios, vão ser desmontados e o município não vai ficar com essa benfeitoria”, atestou Helinho do Sindicato.

Jane Veiga ressaltou também ações de auxílio emergencial à população, como a distribuição do cartão alimentação e de kits de higiene. “A Secretaria [de Ação Social] já doou nesse período de pandemia mais de 15 mil cartões alimentação, já atendeu mais de 15 mil famílias, inclusive das ilhas. A equipe de Ação Social vem trabalhando muito nessa questão. Temos a distribuição de kits higiene para as famílias do Bolsa Família [...], além do tomógrafo que chegou à Santa Casa”, elencou a parlamentar.

“Parabenizo o prefeito Fernando Jordão por ter tido esse acolhimento à Santa Casa porque ela é nossa. Nós não gastamos dinheiro com hospital de campanha colocando tendas e leitos que serão desmontados. O tomógrafo que chegou vai ficar lá para a população de Angra. A maternidade foi para o HMJ [Hospital Municipal da Japuíba] provisoriamente, volta para cá [...]. Tenho absoluta certeza que só temos a ganhar com o que foi feito na Santa Casa”, ressaltou a vereadora Titi Brasil.

Outro ponto abordado pelo presidente da Casa, vereador Claudinho, foi a necessidade de manter os familiares das pessoas internadas com Covid-19 informadas sobre o estado do paciente. “O projeto 00005 dispõe sobre a obrigatoriedade dos profissionais da saúde de disponibilizar informação aos parentes e responsáveis do estado do paciente. Está acontecendo, e a gente sabe que não é por culpa do profissional que está no corre-corre. Que tenha um profissional, um assistente social, alguém capacitado para esse fim, que dê informação aos parentes para saber como está o paciente, não só do Coronavírus, mas também de outras enfermidades. O parente precisa saber, fica do lado de fora ansioso, essas pessoas precisam saber do estado do paciente”, salientou o vereador.

A sessão foi encerrada com a votação das matérias constantes na pauta do dia. Os vereadores foram convocados para a próxima sessão a ser realizada no próximo dia 28 de maio, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.