Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 14ª sessão debateu assuntos variados

14ª sessão debateu assuntos variados

por Adriana Alves de Araujo última modificação 13/04/2021 16h57
Vacinação contra a Covid-19 foi um dos destaques

Nesta terça-feira (13), os vereadores se reuniram para mais a realização da 14ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2021. Dentre os assuntos debatidos, a questão da venda de áreas pela companhia de Docas do Rio de Janeiro em Angra dos Reis voltou a ser abordada pelo vereador Mascote, que mencionou as providências que serão tomadas para impedir a negociação das áreas em questão.

“Estou muito preocupado com a questão dos lotes 1, 2 e 8. Não vi até agora nenhuma manifestação pública. […] Não vi nenhum manifesto até agora. Se a Câmara não se manifestasse aqui na quinta-feira isso ia passar desapercebido. O que vou pedir a esta Casa, à Procuradoria desta Casa e ao procurador do município é para dar entrada no MPF (Ministério Público Federal) para suspender esse chamamento público. Nos últimos três anos Docas não investiu um real no município de Angra dos Reis. Docas investiu trezentos milhões de reais no Rio de Janeiro, 260 milhões em Itaguaí e 95 milhões em Niterói e tem a cara de pau de fazer um chamamento público para colocar à venda essas três áreas nobres de Angra dos Reis. O lote 1 tem um argumento muito forte para sair do chamamento público, que é o campo do porto. Tem uso da municipalidade, é ocupado o campo com atividades esportivas há muitos anos. Não tem necessidade para isso, a prefeitura pode fazer uma desapropriação, ou o que for, mas não pode deixar que essas coisas aconteçam”, declarou Mascote.

Vacinação

Os vereadores falaram também sobre a vacinação e a priorização de certos grupos nos municípios. A vereadora Luciana Valverde pediu pelos carteiros. “Trago a indicação para que a gente possa priorizar também os carteiros, que estão na rua diariamente, expostos, não pararam um segundo, eu não vi agência de distribuição parar um segundo por conta da pandemia. Eles não tiveram revezamento, não tiveram paralisação. Trabalharam com a superlotação deles, e a proteção deles é a proteção de Deus, então a gente sobe hoje com a indicação para que a gente possa priorizar a vacinação dos carteiros contra o coronavírus”, disse a vereadora.

A vereadora Jane Veiga chamou a atenção para o avanço da vacinação do município. “Essa semana vacinaremos as pessoas com 64, 63 e 62 anos. Na outra semana, pessoas de 61 a 60, ou seja, Angra está bem avançada. Acontece um transtorno ou outro, mas é normal, é um número grande de pessoas vacinadas diariamente. Por isso parabenizo o prefeito e toda equipe da saúde, o secretário por toda organização e pela agilidade, pelo avanço na vacinação”. A vereadora destacou ainda a necessidade de continuar mantendo os cuidados, mesmo por aqueles que já foram vacinados. “Mesmo com a primeira dose, tem gente que já está tomando a segunda, mas temos que continuar usando máscaras e cumprindo os protocolos porque estamos lidando com uma situação muito difícil que é esse Covid”, alertou.

Os interessados em assistir a sessão completa podem fazê-lo por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=DdKVxC9T3CQ.

A próxima sessão ordinária da Câmara de vereadores acontece no dia 15, quinta-feira, às 9h, com transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara.