Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Audiência discutiu medidas para melhorar segurança na Ilha Grande

Audiência discutiu medidas para melhorar segurança na Ilha Grande

por Adriana Alves de Araujo última modificação 14/08/2019 14h05
Moradores solicitaram mais recursos para a Polícia Militar e Prefeitura apresentou projetos para auxiliar os serviços de segurança pública

A Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu na manhã da última segunda-feira, dia 12, uma audiência pública para tratar a questão da segurança pública na região da Ilha Grande. O encontro aconteceu no Plenário Presidente Benedito Adelino e reuniu autoridades de segurança e moradores representando diferentes regiões da Ilha.

A audiência foi presidida pelo vereador Zé Augusto. Além dele, compuseram a mesa solene o vereador Canindé do Social; o presidente da Associação dos Moradores do Abraão, Alberto Latino; o representante do 33° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silveira; o representante da polícia ambiental, capitão Diego; o secretário municipal de Segurança Pública, Douglas Barbosa; o responsável pelo PROEIS em Angra, José Carlos; a representante do INEA, Andressa Brasil; o representante dos táxis náuticos, Adriano Veríssimo; e moradores das praias de Matariz, Bananal, Provetá, Palmas, da Longa e Saco do Céu.

O presidente da Associação dos Moradores do Abraão fez uma série de solicitações para aprimorar os serviços de segurança pública na Ilha Grande, dentre elas: criação de um Conselho Comunitário de Segurança da Ilha Grande; reativação do DPO da praia do Provetá; disponibilização de uma embarcação a Polícia Militar; instalação de uma base da Polícia Civil e ações de combate a invasões de terras. Em consenso, os moradores lamentaram o crescimento do tráfico de drogas em diversas localidades da Ilha Grande, o que fez aumentar os índices de violência.

Após as reivindicações feitas pelos moradores, o secretário municipal de segurança pública esclareceu que a Prefeitura de Angra já trabalha para viabilizar a aquisição de uma lancha para a PM, mas que ainda não há prazo para isso. Segundo Barbosa, a secretaria negocia com um grupo de empresários a aquisição imediata de uma outra embarcação para a Polícia. O secretário declarou, ainda, que o efetivo da Polícia Militar no município aumentará em 81 policiais e que já foi elaborado um projeto para a instalação do PROEIS na Praia do Provetá.

Para combater o tráfico, a medida adotada pela secretaria visa o desenvolvimento de campanhas para reduzir o número de usuários de drogas: “Se não há consumo, não há tráfico. Vamos realizar uma campanha com os jovens para que eles tenham uma forma de dizer não ao tráfico de drogas”, disse Douglas Barbosa.

Outra medida pensada pela Secretaria de Segurança Pública é a instalação de um CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), usando câmeras de segurança que otimizem o tempo de resposta e qualifiquem as investigações policiais.

Foto: Cazé Ferreira

Anônimo disse: