Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara debate pesca na baía da Ilha Grande

Câmara debate pesca na baía da Ilha Grande

por Adriana Alves de Araujo última modificação 30/09/2022 13h29

No último dia 29 de setembro de 2022, a Câmara Municipal fez a 17º sessão ordinária. Na ocasião, o vereador Dudu do Turismo falou sobre uma reunião ocorrida no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizada em 28 de setembro, para discussão da pesca na baía da Ilha Grande. Segundo o vereador, a praia do Aventureiro é área de reserva ambiental, com proibição de pesca de grandes embarcações. No entanto, busca-se autorização do órgão para que pescadores artesanais, que dependem da pesca para subsistência possam realizar a atividade no local.

“[...] É o pescador artesanal, que vai lá com seu barquinho de sete metros, sem equipamento nenhum, sem sonar, sem GPS, que depende daquele peixe. Ali nas praias do sul, leste, parte do aventureiro há muitas pedras, então forma-se o limo. Os peixes que estão passando em direção ao Rio de Janeiro ou Paraty param ali para comer o limo e é o momento que o pescador joga sua rede e tira o seu pão de cada dia. Não é peixe que precisa de defeso, não é peixe cuja pesca é proibida. É o peixe que está de passagem, que passa aqui na nossa cidade. Os barcos grandes, que vem para cá deveria ser proibida a pesca com equipamentos e GPS dentro da baía da Ilha Grande [...]”, disse Dudu.

Segundo o vereador, são sete pescadores que dependem da autorização para a pesca artesanal, pois quando fazem a atividade na região têm seus equipamentos apreendidos. O parlamentar ressaltou, ainda, que a licença ainda não foi concedida, a reunião foi apenas uma primeira discussão para atender essa demanda dos caiçaras.

O vereador Charles Neves aproveitou o assunto para falar sobre a possibilidade de instituição de alguma compensação financeira para as embarcações grandes que vem para a região: “[...] Angra não tem a titularidade sobre a baía da Ilha Grande, eu sei que eles podem vir aqui, mas será que não tem alguma forma de eles pagarem alguma coisa para a cidade por estarem aqui tirando nosso pescado?”, questionou. “Essas pessoas que usam a pesca para subsistência, que não é a pessoa que fica rica com a pesca, é a pessoa que usa a pesca para levar dignidade para dentro de suas casas acaba ficando sem o pescado [...]”, disse Neves.

Para ver outras pautas debatidas na sessão, basta acessar a transmissão na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=WIA3_04FCmM.