Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez sessão de posse da nova legislatura e eleição da mesa diretora

Câmara fez sessão de posse da nova legislatura e eleição da mesa diretora

por Adriana Alves de Araujo última modificação 04/01/2021 17h28

No dia 1º de janeiro foi realizada, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a cerimônia de posse da legislatura 2021/2024. Tomaram posse os nove vereadores eleitos  e os cinco reeleitos nas eleições do último dia 15 de novembro. São eles:

• Dudu do Turismo;
  • Charles Neves;
  • Branco;
  • Edinho;
  • Gabi Geg;
  • Helinho do Sindicato;
  • Jane Veiga;
  • Jorginho Brum;
  • Jorge Eduardo Mascote;
  • Luciana Valverde;
  • Marquinho Coelho;
  • Obina;
  • Rubinho Metalúrgico;
  • Titi Brasil.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Rubinho Metalúrgico, o mais votado no pleito.  Compuseram também a mesa solene o prefeito reeleito Fernando Jordão, o vice-prefeito Christiano Alvernaz, a deputada estadual e primeira-dama Célia Jordão, a deputada federal Soraya Santos, e os vereadores Charles Neves e Helinho do Sindicato, ocupando a primeira e segunda secretarias, respectivamente.

Os vereadores foram empossados com a assinatura do termo de posse e a leitura do juramento. O prefeito e o vice também repetiram o mesmo procedimento, em seguida. Empossados, os 14 vereadores subiram à tribuna e fizeram seus discursos.

Após os vereadores, o prefeito tomou a palavra. “Eu queria dizer aqui à população de Angra dos Reis que sou prefeito de vocês pela quarta vez, vocês votaram em mim quatro vezes para prefeito. Quero agradecer a todos aqueles que votaram em mim, do fundo do meu coração por vocês acreditarem em mim. Àqueles que também não votaram, que tive o respeito de vocês, quando conversei com vocês, fui às suas casas, meu carinho, porque hoje eu sou prefeito de todos, os vereadores que me apoiaram e os que não me apoiaram, eu sou prefeito da cidade de Angra dos Reis. Eu queria dizer a vocês, a toda a população, a todas as vereadoras e vereadores que eu me sinto como se tivesse no primeiro mandato. Vou trabalhar como se fosse o primeiro mandato para a gente continuar avançando na  educação, na saúde, na segurança.”, disse Fernando Jordão.

A deputada federal Soraya Santos também proferiu algumas palavras: “Não é fácil ser político, eu sou política com muito orgulho. Política vem de polis, que significa cidade. Que modelo de cidade nós queremos viver? Que modelo de cidade queremos deixar para nossos filhos e nossos netos? Ser político é colocar nossa trajetória, as nossas crenças, nossa história e falar para a população: me julguem, me deem essa oportunidade. É caminhar sol e chuva. Ser político é ter a marca da fé [...]”.

Encerrando as falas da mesa solene, subiu à tribuna Célia Jordão. “É com muita honra que recebo das mãos do vereador Rubinho essa oportunidade de estar ocupando essa tribuna da Câmara de vereadores hoje na condição de deputada estadual porque me sinto membro e parte desta Casa porque sou servidora [...]. Muitas vezes a fala de cada um de vocês que subiu aqui nessa tribuna nós percebemos a emoção daqueles que se elegeram pela primeira vez e daqueles que foram reeleitos. Porque, como destacou nossa deputada Soraya Santos, Helinho, e muitos outros, não é fácil ser político [...]”, atestou a deputada estadual.

Após as falas de todos, a sessão solene de posse foi encerrada e teve início a eleição da mesa diretora para o biênio de 2021/2022.

Mesa diretora

A eleição para cada um dos cargos da mesa diretora ocorreu individualmente, com votação nominal. O primeiro cargo eleito foi a presidência da mesa, disputada pelos vereadores Helinho do Sindicato e Gabi Greg. Helinho venceu a disputa, tornando-se o novo presidente da Câmara dos Vereadores. Em seguida, foram realizadas as eleições para os demais cargos. Cada um dos eleitos obteve 13 votos. A mesa do biênio 2021/2022 ficou composta da seguinte maneira:

Presidente: Helinho do Sindicato;

1° vice-presidente: Obina;

2° vice-presidente: Titi Brasil;

1º secretário: Rubinho Metalúrgico;

2° secretário: Marquinho Coelho.

Quem perdeu a transmissão das sessões pode assistir os vídeos na íntegra no canal da Câmara no Youtube por meio dos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=JNbJOps9P4A (Sessão de posse)

https://www.youtube.com/watch?v=HD_H9iN-KYs (Eleição da mesa)

Foto: Igor Abreu