Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara implementará projeto Zero Papel

Câmara implementará projeto Zero Papel

por Adriana Alves de Araujo última modificação 29/07/2022 09h52

Nesta  quinta-feira (28), a Câmara Municipal realizou pregão para contratação de empresa de Tecnologia da Informação (TI) para implementar o projeto Zero Papel, visando a modernização do sistema de gestão de documentos da Casa Legislativa, que passará a ser via eletrônica, a partir dos próximos meses.

Segundo o secretário de Gestão da Câmara, Fabrício Lopes, o treinamento e início da implantação serão feitos a partir da primeira semana de agosto. Ele explicou detalhes da mudança:

“ O processo eletrônico anula totalmente o processo em papel. Ele fica na nuvem e em nossos servidores, em um duplo sistema de proteção de dados. Tem assinatura digital e eletrônica, além da assinatura com token, conforme a Lei do Processo Eletrônico”, frisou o secretário.

A expectativa é que no máximo em um ano, todos os processos da Casa sejam tramitados de maneira digital, dando fim ao uso de papel para esta finalidade. O secretário de Gestão falou sobre os benefícios para a Casa  na adoção desse procedimento.

“É um ganho, uma economia de tempo e também um processo mais moderno, como acontece hoje nos tribunais, já é um processo bem consolidado, além de ser ecologicamente viável. Não gera resíduos, além de trazer uma economia para a Câmara, porque deixaremos de gastar com papel e com tinta de impressão. Além de ser bom para o meio ambiente, traz economia financeira para a Casa”, ressaltou Lopes.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser vistos na entrevista com o secretário e com o presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato: https://www.youtube.com/watch?v=VhOV8ZNfhIA.