Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza 33ª sessão ordinária com entrega de moção de aplausos

Câmara realiza 33ª sessão ordinária com entrega de moção de aplausos

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 22/06/2023 14h02

Câmara realiza 33ª sessão ordinária com entrega de moção de aplausos

No dia 22 de junho, a Câmara Municipal realizou sessão ordinária com entrega de moção de aplausos, ambas de autoria do vereador Marquinho Coelho, para os comerciantes: o Sr. Nelson Rodrigues e a Sra. Ana Claudia Rodrigues do Nascimento (conhecida carinhosamente como Tatá).

Ainda, durante a sessão, os vereadores mencionaram as suas indicações e apontaram as principais necessidades e prioridades acerca do município de Angra dos Reis.

O vereador Jorge Mascote mencionou a discussão proposta pelos 14 vereadores da Câmara de Angra dos Reis e a resposta da Secretaria de Saúde: “através da direção do departamento do complexo regulador, ressalto que o tratamento fora domicílio trouxe a informação que no ano de 2021, 44 pessoas foram tratadas no HINJA. No ano de 2022, 78 pessoas foram tratadas no HINJA. Em 2023, 49 pessoas estão sendo tratadas (HINJA em Volta Redonda). Em 2021, 08 pessoas foram tratadas no INCA. Em 2022, 26 pessoas foram tratadas no INCA e, até agora, 03 pessoas foram tratadas no INCA. Considerando que a regularização municipal não recebe informações a respeito das condutas adotadas durante o tratamento dos pacientes oncológicos solicitados aos hospitais do INCA e do HINJA por telefone e e-mail informações a respeito dos pacientes com origem Angra dos Reis conforme cópia anexa. [...] Já estou levando para entregar ao deputado federal Max Lemos, que é o presidente da Comissão de Minas e Energia, esses dados. Eu estou usando as armas que tenho: eles têm urano e eu tenho a tribuna”, afirmou o vereador Jorge Mascote.

Na oportunidade, o vereador Jorge Mascote comunicou o adiamento da audiência pública da Brasfels e a nova data para a sua realização: dia 16 de agosto, às 09:30 h no Plenário Presidente Benedito Adelino.

O vereador Chapinha mencionou a aprovação de um pedido do deputado Max Lemos para a mesa redonda a fim de discutir as contrapartidas da Eletronuclear com a presença da Comissão de Angra dos Reis, um representante da Câmara de Rio Claro, Prefeitos de Parati, Angra dos Reis, Rio Claro, o Deputado Max Lemos, o Ministério Público Federal e os representantes da Eletronuclear. O vereador Chapinha falou, ainda, sobre os resíduos nucleares armazenados em Angra dos Reis: “Isso é mais prejudicial do que o urano da usina nuclear [...] nós vamos pedir os royalties sobre esse lixo atômico, que ninguém quer e que está armazenado aqui no nosso município”, afirmou o vereador Chapinha.

O vereador Charles Neves, em sua explanação, reforçou o pagamento dos royalties para Angra dos Reis através da criação de um projeto de lei: “não é mole você ter 03 unidades nucleares numa cidade e simplesmente nós não ganharmos absolutamente nada com isso”, disse o vereador Charles Neves.

Durante a sua fala, o vereador Charles Neves também citou a exclusão do município de Angra dos Reis da etapa quatro do pré-sal da área de influência socioeconômica realizada pelo Estudo de Impactos Ambientais: “Angra simplesmente foi esquecida [...] a gente quer explicação da Petrobrás: porque Angra dos Reis foi tirada da área de influência socioeconômica?”, argumentou o vereador Charles Neves.

Para assistir à sessão ordinária completa, basta acessar: https://youtu.be/u24uY98MRKc