Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza Evento Alusivo ao Agosto Lilás: Enfrentamento à violência contra a mulher

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 03/08/2023 11h00

No dia 01 de agosto, a Câmara Municipal realizou Evento Alusivo ao Agosto Lilás presidido pela vereadora Titi Brasil, que reuniu autoridades e personalidades femininas, inclusive as que integram a Sala Lilás. Em seu discurso inicial, a vereadora Titi Brasil destacou o mês de agosto como sendo um mês de sensibilização, conscientização e de precaução.

A Dra. Vanessa Martins, que é delegada da DEAM de Angra dos Reis, falou a respeito do trabalho da DEAM dentro da rede protetiva e que esse trabalho na delegacia é feito em conjunto atuando quando a violência contra a mulher já está instalada. A Dra Vanessa Martins também falou da necessidade da criação das políticas públicas efetivas no sentido de acolher a mulher na pós-denúncia na delegacia ou em qualquer outro órgão em que a mulher vá denunciar e na pré-denúncia para que a vítima seja conscientizada da violência em que está imersa.

A Sra. Márcia Paiva, Secretária de Administração da Prefeitura de Angra dos Reis, destacou que a violência contra a mulher não é só um problema inerente às pessoas carentes: “A gente vê relacionamentos tóxicos, abusos contra a mulher em diversas situações. A violência dentro de casa, a violência psicológica e também a violência física; por isso é importante que tenhamos momentos como este para podermos levantar esse assunto e colocá-lo em discussão na sociedade para que as mulheres que são vítimas dessa situação possam se sentir amparadas e guarnecidas por pessoas que conhecem o assunto e que podem ajudá-las a saírem dessa situação”, finalizou a Secretária de Administração Sra. Márcia Paiva.

A Sra. Kátia Lôbo, que é Secretaria do MDB e Presidente Nacional do MDB Mulher, também falou a respeito das políticas públicas como sendo “bandeira de todo aquele e aquela que senta em uma cadeira eletiva”. Enfatizou a criação de mais casas de passagens, casas-abrigos e centros de referências.

No decorrer da sua fala, a Sra. Kátia Lôbo falou a respeito do período em que esteve como Secretária da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro nos anos de 2015 e 2016 destacando que, ao capacitar uma mulher-vítima, é possível que ela quebre o ciclo de violência.

Na oportunidade, a Dra. Aline Angelin, Presidente da OAB Mulher, também falou sobre políticas públicas, o fato de que, muitas vezes, a lei não é devidamente aplicada como se deve e o quão ainda falta para a mulher se sentir segura.

A psicóloga Geisiane, que integra a Sala Lilás, falou a respeito do seu trabalho e acompanhamento das vítimas de violência. Destacou a dependência emocional como fator predominante para ciclo de violência e a perda da identidade da mulher.

A psicóloga Geisiane destacou o trabalho que é feito pelos profissionais com objetivo de ajudar as mulheres a resgatarem a sua identidade que foi perdida.

A Sra. Vanessa Fonseca, coordenadora da Sala Lilás, trouxe dados importantes acerca dos atendimentos realizados no mês de março sendo 10 atendimentos de mulheres, em abril - 26 atendimentos, em maio - 06 atendimentos, em junho - 07 atendimentos, e em julho, após a conscientização da violência contra a criança, houve um aumento de 41 atendimentos e finalizou dizendo: “É isso aqui que faz política pública, é isso aqui que muda o cenário de um município. Eu tenho certeza de que, quando estivermos aqui no ano que vem, vai ser outro cenário dentro do município, porque nós já teremos perpetuado todo conhecimento dentro da escola, dentro da nossa casa e, mais do que isso, estaremos multiplicando a educação e a conscientização desse cuidado”, finalizou a coordenadora da Sala Lilás, a Sra. Vanessa Fonseca.

A Dra. Vanessa Martins, durante a sua palestra, também trouxe dados importantes do dossiê Mulher no estado do Rio de Janeiro, esclareceu dúvidas e fez apontamentos acerca das medidas protetivas.

A Sra. Kátia Lôbo, durante a sua palestra, falou sobre o MDB Mulher, sobre o número de pedido de medidas protetivas no estado do Rio de Janeiro, sobre a violência física, sobre a violência psicológica, sobre a violência sexual e sobre a violência patrimonial e finalizou divulgando os canais para realizar denúncias sobre toda forma de violência.

Para assistir ao evento completo, basta acessar: https://youtu.be/gKwp-OR0SRg