Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza evento da posse da Associação Mar Azul Amigo dos Autistas de Angra dos Reis.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 12/07/2023 16h12

No dia 11 de julho, a Câmara Municipal realizou evento da posse da Associação Mar Azul Amigo dos Autistas de Angra dos Reis de autoria do vereador Dudu do Turismo.

A presidente da Associação Mar Azul, a Sra. Flavia Azevedo, mencionou como foi descobrir que sua filha tinha autismo, a luta pela causa e o custo do tratamento. Em sua fala, a presidente da Associação ressaltou que “o tratamento é muito complicado, não é barato, a rede não é crítica e não consegue comportar a quantidade de crianças que temos: é muita criança ou antigamente não havia diagnóstico [...] não posso deixar de falar da Marilda, coordenadora da Comissão de Divulgação do Autismo – CDA. Muitas informações vieram dela e o nosso sonho era montar uma Associação legalizada para buscar recursos para o tratamento das nossas crianças, caminharmos juntos ao poder público e com a iniciativa privada. Hoje eu fico muito feliz e grata a vários profissionais que estão aqui e que hoje já se propuseram a ajudar a Associação, porque alguns pais conseguem se virar, mas outros não conseguem tratamento nenhum”, finalizou a Sra. Flavia Azevedo, presidente da Associação Mar Azul.

A Sra. Marilda Pires, coordenadora da CDA, falou a respeito da luta, desde 2013, em que não havia nenhuma informação sobre o autismo em Angra dos Reis. “A Lei 12.764, que ampara o autista, foi sancionada em dezembro de 2012 e era uma lei pouco falada”, afirmou a Sra. Marilda Pires, coordenadora da CDA.

Durante a sua explanação, a Sra. Marilda Pires mencionou a conquista de mais 03 leis: a Lei do Passe Livre, a Lei da Prioridade da Prioridade e a Lei do Centro de Referência para o Autista e afirmou dizendo que “a CDA continua com a divulgação. Caso precise de ajuda, estamos aí. Porque eu falo sempre que estamos no mesmo barco, temos de estar juntos, temos de nos unir; porque o Centro é para todos e por isso a união se faz presente” e finalizou agradecendo a oportunidade e às famílias que acompanham a CDA.

Na oportunidade, a psicóloga Rita Amaral falou que não trabalha com autismo enquanto deficiência e sim como um transtorno: “na verdade, eles não são deficientes. Eles têm um transtorno, que é diferente. Tanto que o nome é transtorno do espectro autista [...]” e continuou parabenizando todas as mães e pais pela luta: “mãe de criança com transtorno é mãe e pai 24h; vocês não respiram um segundo. Como foi colocado, não adianta ter uma Associação senão houver uma efetividade das leis que contemplam os direitos da criança com transtorno de espectro autista. Só se consegue isso com transversalidade [...] não adianta se criar núcleos de referência, centros de referência senão existirem profissionais qualificados e capacitados para tratar dessas crianças, inclusive no diagnóstico”, afirmou a psicóloga Rita Amaral.

Durante o evento, foi exibido um vídeo em que um rapaz é questionado sobre a cura e o preconceito com relação ao autismo.

Para assistir ao evento da posse, basta acessar: https://youtu.be/omgtiueb7eM.