Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza Mesa Redonda Eletronuclear.

Câmara realiza Mesa Redonda Eletronuclear.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 17/07/2023 09h02

Câmara realiza Mesa Redonda Eletronuclear.

No dia 13 de julho, a Câmara Municipal realizou Mesa Redonda com a Empresa Eletronuclear em que várias autoridades debateram questões de extrema importância para o município de Angra dos Reis.

O vereador Jorge Mascote introduziu os debates mencionando a audiência pública que ocorreu no dia 12 de abril, que desencadeou toda a discussão das condicionantes e do vazamento de 90 litros de material radioativo, que aconteceu no mês de setembro de 2022 e afirmou: “Graças à Câmara de Vereadores e ao deputado federal Max Lemos, que no dia 16 de maio levou para Brasília através da Comissão de Minas e Energia e neste dia estamos na Câmara de Vereadores de Angra dos Reis fazendo essa Mesa Redonda por iniciativa do deputado federal Max Lemos”. O vereador Jorge Mascote finalizou sua fala agradecendo em nome de toda população de Angra dos Reis.

O deputado federal e autor da Mesa Redonda Max Lemos falou a respeito da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Câmara de Angra dos Reis e seus desdobramentos, o esclarecimento da Eletronuclear sobre o vazamento e o quanto esse vazamento pode prejudicar a população: “Isso nós conseguimos exaurir nessas audiências, que foram feitas. Isso é o mais importante”, esclareceu o deputado federal Max Lemos.

O deputado Max Lemos também falou a respeito do compromisso da Eletronuclear com relação aos equipamentos com pequenos defeitos, com corrosão em conseqüência do tempo, que precisarão passar por correções e disse ainda: “Tudo isso foi combinado, acertado. Está de parabéns mais uma vez o Poder Legislativo por ter provocado esse ambiente de debate que permitiu que chegássemos a algumas soluções que ainda não estavam escritas [...] essa questão do vazamento acabou suscitando um problema gravíssimo, que é essa dívida desde 2009. Portanto, quase 14 anos depois voltamos com esse assunto fruto de todo esse debate, que foi criado na Câmara. Estamos aqui para ver se conseguiremos deixar essa questão mais do que resolvida”, disse o deputado federal Max Lemos.

Também participou dos debates, através da transmissão de vídeo, o Procurador Federal da República o Dr. Aldo de Campos Costa, que destacou a indenização devida ao município de Angra dos Reis discutida no processo 5837-67.2020.4.025111. O Procurador Federal falou a respeito da controvérsia suscitada no processo em que o município de Angra dos Reis solicita que os recursos sejam efetivados com maior celeridade possível.

O vereador Charles Neves também destacou questões acerca do Termo de Ajuste de Conduta – TAC - firmado entre a Empresa Eletronuclear e o Município de Angra dos Reis e afirmou: “Tudo o que a gente puder colocar no Termo de Ajuste de Conduta para dirimir quaisquer dúvidas possíveis e colocar a responsabilidade de prefeitura [...] nós estamos aqui imbuídos em fazer o melhor Termo de Ajuste possível”, finalizou o vereador Charles Neves.

Na oportunidade, o subprocurador da prefeitura de Angra dos Reis, Dr. Leandro Pereira mencionou os 05 grandes macrotemas contidos no Termo de Ajuste de Conduta: educação pública, saúde pública, saneamento ambiental, segurança pública e desenvolvimento local.

Em sua última intervenção, o deputado federal Max Lemos agradeceu à população de Angra dos Reis, Paraty e demais localidades se colocando à disposição na Câmara Federal e afirmou: “acho que estamos chegando a bom Termo. Já já teremos tudo isso documentado e a população verá o resultado desse trabalho”, finalizou o deputado federal Max Lemos.

Para assistir ao evento completo, basta acessar: https://youtu.be/OVooeF9tAjs

Assista a matéria em vídeo sobre o assunto abaixo: