Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza reunião referente ao Dia do Agricultor

Câmara realiza reunião referente ao Dia do Agricultor

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 27/07/2023 14h19

No dia 26 de julho, a Câmara Municipal realizou reunião referente ao Dia do Agricultor sob a presidência do vereador Charles Neves, que reuniu importantes autoridades e convidados com o propósito de discutirem pontos importantes acerca da agricultura familiar, economia e saúde.

O Secretário de Pesca e Agricultura Wagner Junqueira falou sobre os desafios em encontrar soluções para os problemas que se apresentam e afirmou: “Não é fácil, mas nós devemos buscar sempre o caminho da convergência e do diálogo para que possamos encontrar soluções duradoras para o setor”, disse o Secretário de Pesca e Agricultura Wagner Junqueira.

Ainda durante a sua explanação, o secretário de Pesca e Agricultura Wagner Junqueira citou os 340 agricultores familiares, a produção de aipim, banana, milho, quiabo, jiló sendo fortes potenciais na área rural e sua importância na economia da cidade de Angra dos Reis.

O Presidente da Comissão de Agricultura e Pesca e vereador Charles Neves, em seu discurso inicial, disse: “Angra também pode e deve ser agricultura e pesca. Angra pode ser todas as vertentes, porque todos os angrenses, aqui nascidos ou de coração, vocês podem ter certeza: nós somos abençoados aqui; nós temos aqui o terceiro maior Estaleiro da América Latina, o maior terminal de petróleo do Brasil e envio de petróleo bruto e recebimento de refinado, duas usinas nucleares indo para a terceira, um porto de 8.5 de calado que, se melhor aproveitado e se voltar a linha férrea, será um grande indutor da economia do município, a baía da Ilha Grande, que é patrimônio mundial da humanidade [...] então a gente pode ser tudo. Basta que a gente possa, através de reuniões como essa, chegar a uma conclusão de que a gente precisa fomentar boas políticas para que a gente possa atingir o nível que a gente quer”, finalizou o presidente da Comissão de Agricultura e Pesca e vereador Charles Neves.

Na oportunidade, o Sr. Wagner, gerente da agência do INSS de Valença, falou a respeito da importância do INSS para o agricultor na sua aposentadoria.

O Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, o Sr. Marcelo Costa, falou a respeito da importância da EMATER e do extensionista (indivíduo que trabalha como consultor técnico na área da extensão).

O Sr. Rafael, que é engenheiro agrônomo da prefeitura de Angra dos Reis, apresentou um breve histórico a respeito da agricultura na cidade de Angra dos Reis.

No decorrer da reunião, o Secretário Executivo de Pesca e Agricultura, o Sr. Leandro Silva, disse que se reunirá com o deputado Áureo e com o Dr. Flávio em que será discutido um programa da Secretaria de Estado que é o Estado Agro RJ. Destacou, também, o reconhecimento do Quilombo de Santa Rita do Bracuí como um patrimônio de fato, que conseguiu pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a sua documentação legal.

Em sua fala, o Secretário Executivo de Pesca e Agricultura, o Sr. Leandro Silva mencionou os 616 hectares onde vivem as 129 famílias descendentes de africanos por trabalho da cafeicultura no século XIX, a grande especulação imobiliária sofrida por esses povos e a resistência a essa especulação ao longo do tempo.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/vZ9VUFwr61c