Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou 11ª sessão ordinária

Câmara realizou 11ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 24/03/2022 15h58

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou a 11ª sessão ordinária do primeiro período legislativo, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Nesta sessão, o vereador Rubinho Metalúrgico homenageou as profissionais da área da saúde Rosiára Nóbrega da Silva Ponciano Correa, Érica Azevedo Suísso Teixeira e Paula Gabriele da Silva Ramos, que atuam no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). A técnica de enfermagem Rosiára esteve no plenário para receber a homenagem. Por conta do plantão no serviço, as demais não puderam comparecer.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, a meus pais e ao vereador Rubinho que viu essa dedicação que nós temos, por esse reconhecimento e acolhimento. Isso que eu faço eu faço com amor. Sempre a gente cuida do amor de alguém e é isso que eu faço, tem que se dedicar a cada dia mais [...]”, disse Rosiára.

Projeto Orla

Os vereadores concederam a palavra aos professores Brandão e Reinaldo Redorat para falar sobre o projeto Orla em Angra dos Reis, iniciado em 2020 e suspenso durante a pandemia, mas que voltou a ser desenvolvido recentemente. “Ao final desse nosso trabalho, nós teremos um documento chamado Plano de Gestão Integrada da Orla de Angra dos Reis. No Brasil, esse documento costuma ter dois caminhos e qualquer um deles passa por essa Casa. Um dos caminhos é esse plano vir a se constituir numa lei ordinária do município. Outro caminho é ele subsidiar o plano diretor municipal, sem dúvida uma das leis mais importantes de qualquer município brasileiro. Ou seja, o Plano Direto reconhecer a orla como uma zona especial de uso, com todas as suas características e potencialidades, sem dúvida, é muito importante nessa perspectiva do desenvolvimento da cidade”, disse Brandão.

Redorat explicou que hoje a gestão da orla é feita pela União, mas que existe uma lei que torna possível a transferência da administração desse espaço para o próprio município. “É muito difícil a gente lá de Brasília fazer uma gestão desse espaço territorial. Eu posso lá da minha sala, no ar-condicionado, falar que vou colocar algo na Praia do Anil, na Praia Grande, no Abraão. Mas eu não sei onde dói o calo de vocês, vocês que são os responsáveis, são os olhos e ouvidos e podem dizer: aqui queremos que a gestão seja feita dessa forma [...]”, disse.

Outras pautas debatidas na sessão podem ser vistas em: https://www.youtube.com/watch?v=DF4XZfex87w