Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou evento referente ao Outubro Rosa “um toque pela vida”

Câmara realizou evento referente ao Outubro Rosa “um toque pela vida”

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 19/10/2023 13h19

Câmara realizou evento referente ao Outubro Rosa “um toque pela vida”

Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal realizou evento referente ao Outubro Rosa “um toque pela vida”.

Presidido pela vereadora Jane Veiga, o evento é realizado em alusão ao Outubro Rosa, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990. O Objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo de útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Na oportunidade, a senhora Launia Jacqueline Coutinho Faria apresentou o seu depoimento acerca da doença e destacou a importância do autoexame e a busca por ajuda. Em seu depoimento, a senhora Launia Jacqueline enfatizou “quem tem câncer, tem pressa: então não deixe o diagnóstico ficar parado, não fique com medo de se tratar, não fique com medo de buscar ajuda, porque é primordial que vocês façam isso, é primordial que vocês corram, porque com o tratamento pode haver cura”, afirmou a senhora Launia Jacqueline.

Nesse evento, compuseram a mesa diversas autoridades, médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, assistentes sociais, que apresentaram palestras e sanaram dúvidas apresentadas pelo munícipes que estavam presentes no plenário.

Os palestrantes abordaram os temas relacionados ao evento. O senhor Nícolas Soares, graduado em fisioterapia, pós-graduado em política, planejamento e gestão em saúde pela Universidade Estácio de Sá e atualmente diretor da Atenção Oncológica, abordou o tema “Centro Oncológico Christiane Jordão: 03 anos e muitos avanços”.

A Dra. Almira Zoe Feldman Mangus, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Faculdade Nacional de Medicina em 1975 e que atualmente atende como ginecologista em uma clínica privada em Angra dos Reis, abordou o tema “Câncer de mama”.

Concluindo o evento, a Dra. Lilian Lopes Venuto Pereira, médica ginecologista e obstetra, pós-graduada no hospital São Francisco/Sinhá Junqueiro em Ribeirão Preto – SP, pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, professora e preceptora na Faculdade de Medicina Estácio de Sá em Angra dos Reis e que atualmente atua na área de ginecologia referenciada no Centro de Especialidades Médicas – CEM Japuíba, abordou o tema “Um olhar integral para a saúde da mulher”.

Para assistir ao evento, basta acessar: https://youtu.be/QZ5OjHF3tOc