Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara votou novo piso salarial para agentes comunitários do município

Câmara votou novo piso salarial para agentes comunitários do município

por Adriana Alves de Araujo última modificação 03/08/2022 13h53

Nesta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Angra dos Reis iniciou o segundo período legislativo de 2022, com retorno das sessões ordinárias no Plenário Presidente Benedito Adelino.

Nesta primeira sessão, um dos principais temas foi a votação do Projeto de Lei, objeto da Mensagem n° 46/2022, de autoria do Prefeito Municipal, que institui o novo piso salarial para os agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, em consonância com a emenda constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.

“A categoria dos agentes comunitários é a categoria que faz um dos melhores acolhimentos da Secretaria de Saúde porque faz a interlocução da comunidade com o governo, ensina o morador a ter acesso ao SUS, é muito importante o trabalho do agente comunitário [...]”, disse Marquinho Coelho.

“Fico muito feliz de ver hoje aqui todos os agentes, podem ter certeza que a Casa Legislativa tem um apoio enorme com vocês, fico feliz de fazer parte dessa história e dessa luta com vocês. Podem ter certeza de que terão todo meu apoio e de todos os vereadores aqui presentes nessa causa tão importante que é a de vocês [...]”, disse Dudu do Turismo.

“Sobre a pauta dos agentes comunitários de saúde, muita gente fala o seguinte: ‘o vereador Charles defende muito o servidor’. Eu não defendo o servidor, eu sou servidor, sou igual a vocês. Sei a importância que o servidor tem na vida das pessoas. Pensem numa cidade, estado e país se a partir de amanhã não tivesse mais o serviço público [...]”, disse Charles Neves.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), Andréia Jordão também esteve no plenário para falar sobre o assunto. “O que está sendo hoje regulamentado para vocês, como todos os vereadores disseram, não é favor nenhum, é uma luta de cerca de 500 mil ACS [Agente Comunitário de Saúde] que nós temos no Brasil. São cerca de 30 anos para a regulamentação para os agentes comunitários de saúde. Aqui em Angra temos regulamentado o piso dos ACEs [Agentes Comunitários de Endemia] e hoje está regulamentando o de saúde, com o devido louvor e agradecimento ao governo municipal que correu para regulamentar a situação para que vocês pudessem ter acesso a esse direito de vocês [...]”, disse a presidente.

Outras pautas debatidas na sessão podem ser conferidas no vídeo completo da sessão em: https://www.youtube.com/watch?v=KRRYT8eyAU8.

Foto: Igor Abreu