Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Chuva em Angra foi tema da 14ª sessão ordinária

Chuva em Angra foi tema da 14ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 06/04/2022 16h33

Na última terça-feira (5), foi realizada a 14 sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2022, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Esta foi a primeira sessão realizada no novo horário, às 15h. As discussões giraram em torno das chuvas que atingiram a cidade no fim de semana, causando deslizamentos em diversas regiões e a morte de 11 pessoas.

O vereador Mascote leu um documento fornecido pela Defesa Civil municipal com relato das chuvas que atingiram a cidade. “Tivemos 887 milímetros de chuva na Ilha Grande. 75 milímetros no continente. Início dia 31 de março, às 20 horas e fim no dia 3 de abril, às 8h. O esperado para abril era 185 milímetros. Resumindo, o que choveu em 48 horas equivale a seis meses. [...]”, disse.

O vereador Obina agradeceu a todas as equipes que atuaram nas ocorrências. “Quero aqui parabenizar a todos que trabalharam incansavelmente, a todas as equipes da Defesa Civil, bombeiros, equipes do serviço público e principalmente a todos os voluntários que trabalharam incansavelmente em prol da nossa cidade, estive ali na Monsuaba sábado e vi a luta das pessoas, todos os voluntários que lutaram do início ao fim [...]”, falou Obina.

Charles Neves falou sobre a necessidade de tomar medidas para evitar que novas perdas aconteçam. “Já é hora de dar um basta. É a terceira tragédia. 2002,2010, mais uma aconteceu agora dia primeiro. A gente fica se perguntando qual será a próxima e quantos corpos vamos recolher dos escombros. A gente precisa fazer alguma coisa, chegou o momento da gente elencar prioridades. A cidade precisa mudar totalmente todos aqueles objetivos que a gente tinha para esse ano e tudo aquilo que puder ser canalizado principalmente em recursos e força de trabalho para a gente tirar as pessoas das áreas de risco será muito importante [...]”, disse o parlamentar.

O vereador Jorginho Brum reforçou: “[...] Tema muitas casas em encostas e a gente precisa de uma vez por todas se atentar para isso e dar prioridade para nas próximas chuvas fortes a gente não perder mais vidas”.

“Eu quero deixar meus sentimentos às famílias que sofrem com a perda dos seus entes queridos e a todas as famílias que sofreram e ainda sofrem com a questão da calamidade. Que perderam suas casas, perderam diversas coisas, então deixo meus sentimentos. É hora de todos nos unirmos, darmos as mãos e juntos reconstruirmos a nossa cidade”, disse a vereadora Jane Veiga.

Para assistir a sessão completa, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=GBeWx4x4GLw

Foto: Larissa Freitas