Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Homenagem aos metalúrgicos marcou a 17ª sessão ordinária

Homenagem aos metalúrgicos marcou a 17ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 22/04/2021 16h09

Nesta quinta-feira (22), foi realizada mais uma sessão ordinária do primeiro período legislativo, a 17ª. O principal tema de destaque foi a entrega de moções de aplausos a alguns representantes do setor metalúrgico. Nesta quarta-feira, 21 de abril, foi celebrado o dia do metalúrgico. O vereador Helinho do Sindicato, metalúrgico de carreira e ex-presidente do sindicato dos metalúrgicos foi autor da moção. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da igualdade de gênero no setor.

“Eu quando entrei com 19 anos no estaleiro, em 1983, fiquei abismado porque a gente não via uma mulher no setor produtivo e ali me perguntei porque não tinha mulheres na produção se as mulheres hoje estão ocupando espaços nas fábricas no mundo todo e em Angra não se dava oportunidade para as mulheres trabalharem na produção. [...]”. O presidente da Casa contou que a luta para incluir as mulheres no setor produtivo durou 20 anos, pois somente em 2003 a Brasfels permitiu que 10 vagas fossem abertas para treinamento feminino na área. Hoje, em 2021, segundo Helinho, Angra dos Reis conta com mais de 4.000 metalúrgicas.

O vereador Rubinho Metalúrgico também recebeu a homenagem e agradeceu na tribuna. “Quero parabenizar todos os metalúrgicos do país, da nossa cidade. Tenho muito orgulho de ser metalúrgico e vou carregar comigo essa bandeira até o dia que eu partir dessa terra”, disse.

“É uma honra para mim estar aqui hoje novamente nesta Câmara recebendo essa homenagem do vereador Helinho porque a luta travada pelas conquistas dos nossos direitos tanto no Brasil quanto no nosso município sempre foi uma luta árdua. A gente sabe que começa a luta das mulheres quando começa a segunda guerra mundial, quando os homens vão para a guerra e as mulheres precisam ir para as fábricas para lutarem pelo seu sustento para sua família. E quando os homens retornam da guerra, as mulheres já não querem mais ocupar seus espaços em seus lares. As mulheres querem ocupar seus espaços dentro das fábricas, dentro das indústrias”, disse a metalúrgica Marilene Dopazo.

Também subiu à tribuna o metalúrgico Rogério Cunha Moreira, conhecido como Rogerinho. Ele ressaltou a importância de aquecer o setor, que hoje tem inúmeros trabalhadores desempregados na cidade.  “Hoje mais de 80% do pré-sal está no estado do Rio de Janeiro, mas praticamente todos os estaleiros estão fechados e milhares de trabalhadores desempregados, é inadmissível. Essa é uma bandeira que eu sei que essa Casa já está se mexendo e a gente precisa levantar um movimento pesado em defesa do setor. Hoje temos uma voz do município que está na Alerj, deputada Célia Jordão, que hoje preside a Comissão Especial de Indústria Naval e Petróleo. [...] Ter essa Casa a frente dessa luta é fundamental”, destacou.

Após os discursos, os vereadores entregaram as moções aos agraciados. Todas as falas podem ser conferidas no vídeo completo da sessão em: https://www.youtube.com/watch?v=4Nr4huojrG8.