Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Medidas de combate ao covid-19 foram tema de discussão na 10ª sessão

Medidas de combate ao covid-19 foram tema de discussão na 10ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 23/03/2021 16h17

Nesta terça-feira (23), foi realizada a 10ª sessão ordinária do primeiro período legislativo. Um dos principais assuntos foi a discussão das ações que serão implementadas no combate ao covid-19 nos próximos dias no município.

O governador do estado, Cláudio Castro, em parceria com os prefeitos do Rio de Janeiro e Niterói estudam a antecipação dos feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) para a próxima semana, criando um superferiado de dez dias, emendando com a Semana Santa, visando diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Caso confirmada, a medida afeta diretamente o município de Angra, pois a cidade poderá receber inúmeros turistas nesse período.

“Desde semana passada recebo mensagens e telefonemas perguntando sobre lockdown e a gente precisa dar essa resposta as pessoas. [...] Sei as dificuldades que o município atravessa nesse momento, já que acabamos seguindo as regras do estado. A gente está vendo que o governador não quer fechar. O prefeito do Rio e de Niterói acham que tem que dar o feriado. A questão é a seguinte: o comércio não tem como se sustentar. A gente tem que manter o comércio aberto. As pessoas que tem que se conscientizar que o mínimo de tempo que elas permanecerem na rua é isso que vai salvar as vidas [...]”, declarou Titi Brasil.

A líder do governo na Câmara, Luciana Valverde, falou que o governo estuda com cautela as decisões a serem tomadas. “Eles [o Executivo Municipal] querem prevenir a nossa cidade para que a gente não tenha aumento de contaminação, mas também não querem prejudicar ninguém. O decreto que estava em vigor foi prorrogado em dois dias para que seja outro publicado e a gente tenha novos parâmetros de combate ao Coronavírus. Eu entendo que seja necessário ser mais rígido em alguns pontos, isso vai ser inevitável. Nós estamos falando de saúde pública, então é pensar no macro, não pensar o que um quer, o que outro quer. A gente tem que fazer o que for melhor para a população mesmo que isso não agrade a todos [...]”, disse Luciana.

O decreto municipal com as diretrizes para os próximos dias será publicado nesta quarta-feira (23) pela prefeitura municipal. Aqueles que desejarem assistir à sessão na íntegra, podem ver em: https://www.youtube.com/watch?v=L5_IS6SGM4E.

A próxima sessão ordinária ocorre na quinta-feira (24), às 9h, com transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara e Youtube.

Foto: Igor Abreu