Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moções de aplausos e maio amarelo foram destaques da 25ª sessão

Moções de aplausos e maio amarelo foram destaques da 25ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 25/05/2021 16h22

Nesta terça-feira (25) foi realizada a 25ª sessão ordinária do primeiro período legislativo. Um dos destaques foi a entrega de moção de aplausos para a Doutora Roberta Magalhães Leite Pinto. Roberta é natural de Valença, chegou à cidade de Angra em 2011. É pediatra e pneumologista infantil, e hoje atua em Paraty. Recentemente, a médica postou um vídeo comovente nas redes sociais pedindo ajuda para uma mãe que passava necessidade com duas crianças.

“Nessa época de pandemia, que já estamos há mais de um ano, muita gente perto da gente passou necessidade ou ainda passa, seja a manicure que não podia trabalhar, o ambulante que vende pipoca na porta da nossa casa porque estavam impedidas de trabalhar e essas pessoas têm que colocar comida em suas mesas. Então Dra. Roberta nos sensibilizou, graças a Deus muitas doações chegaram a ela […]. A você Dra. Roberta deixo todo meu respeito, minha apreciação, minha admiração”, disse a parlamentar.

“Quando me deparei com essa situação desses pacientes que chegam cada vez mais frequentes, seja com lesões de pele de repetição porque não tem dinheiro para comprar sabonete, seja crianças de nove anos que pesam menos do que quando tinham seis. A situação que relatei nos vídeos das duas famílias. Eu enquanto médica e mãe me senti no dever de fazer alguma coisa pra ajudar essa população, que está gritando socorro do nosso lado, na nossa porta, que a gente não vê e que muitas vezes têm vergonha de pedir porque pedir ajuda é muito difícil. Eu estou bem comovida não esperava essa repercussão toda do vídeo. O chamado foi para a população ajudar e saber reconhecer o que está ali do nosso lado. Cabe a todos nós enquanto seres humanos e pessoas estendermos a mão e ajudar o próximo. Esse era o objetivo do vídeo, Gratidão, muito obrigada pelo reconhecimento”, disse a Dra. Roberta.

Outra moção de aplausos foi entregue pelo vereador Henrique Obina à Sra. Maria das Dôres Leal pelos serviços prestados ao bairro do Parque Belém à frente da Associação de Moradores. “Hoje não podia deixar de homenageá-la, Dona Dora, conheço sua luta, um pouco de sua história. A senhora que sempre foi guerreira e lutou bastante pelo Belém na época que as ruas não eram asfaltadas, era terra batida e pelo lindo trabalho social que a senhora faz através da igreja Casa da Benção, através do pastor Osmar”, disse o vereador.

Maio Amarelo

Em atendimento ao requerimento de autoria do vereador Mascote, o Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Angra dos Reis, Senhor Ernane de Assis Silva fez uso da tribuna para uma breve explanação sobre o maio amarelo.

“O tema do maio amarelo é o respeito e a responsabilidade. O maio amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é que o trânsito seja seguro para todos em qualquer condição”, disse o Sr. Ernane, que explicou um pouco sobre o movimento e sua importância para a sociedade. Algumas das orientações aos motoristas e pedestres são:

• Manter a revisão do veículo em dia;

• Obedecer sinalização de trânsito;

• Condutores e passageiros devem usar cinto de segurança;

• Ciclistas e motociclistas devem usar capacete;

• Atenção aos perigos da ultrapassagem indevida.

A sessão completa está disponível para visualização no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=NRAYR0pq2Dc.

A próxima reunião dos vereadores acontece na quinta-feira (27), no Plenário, com transmissão ao vivo.