Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Nona sessão ordinária teve homenagem ao setor de Atenção Primária

Nona sessão ordinária teve homenagem ao setor de Atenção Primária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 17/03/2022 15h53

Nesta quinta-feira (17), foi realizada no Plenário Presidente Benedito Adelino a nona sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2022. Na ocasião, o vereador Dudu do Turismo agraciou a Equipe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis com uma moção de aplausos.

“[...] Vocês são verdadeiras guerreiras, estão ali na linha de frente, são responsáveis de organizar aquilo que às vezes não tem nem condição de organizar, mas com jeitinho, com amor, com carinho, a gente vai pedindo aqui e ali porque quem sofre é a população, e tenho certeza que vocês ainda vão voltar aqui no final do ano, sem faltar nada [...]”, disse Dudu.

“Agradecer a essa Casa, em especial ao vereador Dudu por ter olhado para a gente de uma maneira diferente num cenário às vezes de deserto para fazer florescer alguma coisa, para fazer acontecer alguma coisa. Estamos ali, essa equipe é guerreira, cada uma com seu papel o departamento é feito dessas pessoas e também de outros setores, como o departamento de saúde referência e o de saúde coletiva que são muito parceiros da atenção primária, a gente agradece [...]”, disse uma das homenageadas da equipe. O vereador Dudu também homenageou Camilla Cerqueira Valentim, eleita recentemente Miss Rio de Janeiro 2022.

Março Marinho

A Dra. Regina Barreira fez uso da tribuna para falar sobre a conscientização do câncer de colo retal, simbolizado pela campanha Março Marinho. “Esse é um dos cânceres que mais mata no país. Nós falamos muito sobre o câncer de mama nas mulheres, sobre o de próstata nos homens, só que a gente esquece dos outros cânceres que são tão importantes quanto esses. O câncer do intestino, como é mais conhecido, é lento, é silencioso, a gente não o conhece. Quando a gente percebe que ele apareceu, ele já é praticamente intratável.   Só que ele é um dos cânceres que a gente mais consegue evitar o aparecimento porque ele é lento. A gente consegue evitar através de um exame chamado colonoscopia [...]”, explicou a médica.

Causa animal

A vereadora Jane Veiga fez diversas indicações pela causa animal no município. “Quem ama os animais, acaba tendo uma sensibilidade maior com o ser humano. Isso é uma verdade. Eu sou uma protetora, uma defensora, mas tem aqueles que não são protetores, mas tem carinho, amor e não gostam de ver nenhum animal maltratado”, disse Jane. As indicações contemplam um centro de referência para animais abandonados, a aquisição de uma ambulância para atendimentos de animais de rua, a construção de uma casa de passagem para animais de rua, além da criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

A sessão completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7eL4FA3ltkQ.

Foto: Larissa Freitas