Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / PERSONALIDADES SÃO HOMENAGEADAS NA SESSÃO ALUSIVA À CULTURA

PERSONALIDADES SÃO HOMENAGEADAS NA SESSÃO ALUSIVA À CULTURA

por Maximiliano Moreira Rodrigues última modificação 24/11/2020 15h29

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou na noite desta quarta-feira, 25/11, na Casa Larangeiras, a tradicional Sessão Solene Alusiva ao Dia da Cultura – que no Brasil é comemorado em 5 de novembro. Na ocasião, os vereadores agraciaram a diversas personalidades com a Medalha do Mérito Brasil dos Reis, honraria máxima da cultura angrense.

A honraria é conferida à pessoa física ou jurídica que, no município, se distinga por atividades em qualquer segmento cultural, inclusive em razão de apoio ou incentivo às artes e à cultura em geral, e ainda à preservação histórico-cultural do patrimônio angrense. A Medalha Legislativa faz menção à Brasil dos Reis, pseudônimo usado pelo jornalista e historiador autodidata Benedito dos Reis Vargas; um dos maiores poetas do município.

- O dia da cultura tem que ser preservado, pois nós não podemos perder nossa memória, temos que perseverar. A Câmara de Angra dos Reis todos os anos homenageia pessoas que fazem a cultura acontecer na nossa cidade. É uma forma de  incentivarmos a cultura nesta terra que tanto amamos -, destacou o presidente do Legislativo, vereador Marco Aurélio Vargas.

A Sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional e do Hino de Angra dos Reis pelo Coral da Cidade, um ícone da cultura do município. Regido por Moacir Saraiva, o grupo ainda interpretou canções de Mozart e Handel, arrancando o aplauso dos presentes.

O presidente da Fundação de Cultura do município, Délcio Bernardo, também prestigiou a solenidade e deixou uma mensagem em defesa dos que fazem cultura em Angra dos Reis.

- Cada cultura tem o seu valor, por isso as formas de fazê-la não podem ser comparadas. Somos uma cidade muito rica culturalmente, mas é necessário que sejam criados instrumentos para os que promovem a cultura tenham condições de desenvolvê-la cada vez mais, em todos os espaço e em cada canto -, defendeu.

Vereador / Agraciado

-Vereador Marco Aurélio Vargas – Mauro César de Almeida

-Vereador Helinho – Pastor Samuel Ribeiro da Costa

-Vereadora Dra. Cássia Caldellas – Organização dos Artistas e Artesãos de Angra dos Reis (Arte dos Reis)