Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Plenário da Câmara passa por obras de reparo e manutenção

Plenário da Câmara passa por obras de reparo e manutenção

por 6949 — última modificação 20/07/2017 11h55
Outra novidade a ser implementada no Plenário é a instalação de um painel eletrônico

O Plenário Presidente Benedito Adelino, patrimônio histórico de Angra dos Reis, está passando por obras de reforma e manutenção, como reparos, limpezas, manutenção do telhado e pintura.

Respeitando, além da nossa história a legalidade e transparência, o processo de escolha da empresa responsável foi através do processo licitatório 009/2017 e o custo da obra será de R$138.356,23, incluindo matéria prima e mão de obra. Esta é a primeira intervenção do tipo nos últimos quatro anos.

- O Plenário Benedito Adelino não estava diferente dos demais patrimônios históricos da nossa cidade. Há cerca de quatro anos, o prédio, que é um dos principais patrimônios históricos de Angra, não passava por nenhuma manutenção e nós estamos fazendo, tudo com a autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) – explicou o presidente do Legislativo, vereador Zé Augusto.

Outra novidade será a implantação de um novo sistema informatizado próprio, que ajudará a dar mais transparência no trabalho legislativo, uma vez que o cidadão poderá acompanhar as votações dos parlamentares por meio de um painel eletrônico, que estará ligado a tablets, nos quais os vereadores votarão, confirmarão presença nas sessões e terão acesso à diversas informações, a exemplo do Senado Federal, que utiliza o mesmo sistema.

- O painel eletrônico vai acabar com o famoso “vereadores que aprovam permaneçam como estão”. Um levanta, um senta e a população não sabe se o vereador votou a favor ou contra. Com o voto no painel, as pessoas vão saber claramente quem votou sim e não, quem não votou, quem está presente ou ausente – explicou Zé Augusto, informando ainda que a empresa escolhida, através de licitação, para a colocação do painel é a mesma que implantou o sistema no Senado Federal.

O contrato contempla, além de todos os equipamentos (computadores, tablets, painel, etc) e programas necessários, o treinamento da equipe do legislativo que fará a operação do sistema. O custo total, incluindo equipamentos, é de R$ 77.950.

Vale lembrar que, recentemente, a Câmara iniciou a migração de um programa de registro e controle de proposituras alugado para um gratuito, que tem integração com o software que será usado no plenário e proporcionará redução de custos e mais agilidade.

Retorno nas Sessões Ordinárias

Tanto a reforma, quanto a instalação do painel eletrônico devem ser entregues pelo Legislativo à comunidade angrense na 1ª Sessão Ordinária do 2º período Legislativo de 2017, que vai acontecer no dia 1º de agosto, às 9h, no Plenário Presidente Benedito Adelino, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14 da Net) e pelo canal TV Câmara Angra, no Youtube.

- Fica aqui o meu convite para que a população de Angra participe das sessões da Câmara, assim como do mandato dos vereadores, que estão aqui para trabalhar pela nossa cidade. Apresente idéias e sugestões. Quem ganha é Angra dos Reis – finalizou Zé Augusto.