Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sessão destacou luta contra a exploração sexual infantil

Sessão destacou luta contra a exploração sexual infantil

por Adriana Alves de Araujo última modificação 19/05/2021 16h25

Nesta terça-feira (18), foi realizada a 23ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2021. Entre as pautas debatidas e votações de matérias pelos vereadores, destacaram-se na sessão a entrega de moções de aplausos e o destaque dado pelo vereador Helinho ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Combate à exploração sexual infantil

O vereador Helinho do Sindicato subiu à tribuna para falar sobre o tema da exploração sexual infantil que tem neste dia 18 de maio sua data oficial para o combate. “Nós temos que estar a todo momento conscientizando as pessoas para buscarem e denunciarem esse abuso sexual de crianças, adolescentes e da mulher. Nós temos o Disque 100 que é para o abuso contra a criança e adolescente e o Disque 180 que é para o abuso  e violência contra a mulher. [...] Com essa reclusão  devido a esta pandemia, em que estamos mais dentro de casa, em que a família ficou reclusa não podendo ir trabalhar, não podendo fazer esporte, não podendo sair devido a decretos de governadores e prefeitos pelo combate ao Covid, teve um aumento de 165% na exploração e violência contra criança, adolescente e principalmente contra a mulher. [...] Nós temos que levar essa discussão para dentro das igrejas, para as escolas. A sociedade tem que combater isso, a sociedade que vê aquela situação do vizinho, vamos ligar para o disque 100, para o disque 180 para combater de uma vez por todas e colocarmos esses covardes atrás das grades [...]”, apelou o presidente da Casa.

Moções de aplausos

O vereador Obina fez uma homenagem por meio da entrega de moção de aplausos ao professor Guilherme Messias Nunes, presidente do Estrela Branca Futebol Clube, projeto social para crianças e adolescentes do Parque Belém e entorno.

“Essa homenagem nada mais justa e singela a uma pessoa que sempre lutou pelo esporte. Guilherme é um guerreiro ali do Parque Belém que através do social sempre levou o esporte para as crianças e para os jovens mais necessitados. [...] Eu fui aluno do projeto Estrela Branca Futebol Clube e hoje muito me alegro pois meu filho de seis anos de idade também é aluno do Estrela Branca Futebol Clube”, disse Henrique Obina.

“Eu queria agradecer ao vereador Henrique Obina por essa homenagem e também a todos os vereadores que aprovaram. A gente não faz para ter esse reconhecimento. O meu trabalho sempre foi voltado e eu sempre falo para as pessoas, que embora eu trabalhe com futebol, meu trabalho nunca foi voltado para fazer jogadores profissionais, o meu trabalho sempre foi voltado para fazer homens, pessoas dignas de andarem na rua de cabeça erguida. Espero que papai do céu me abençoe para que eu continue fazendo isso por alguns anos ainda por que não pretendo parar. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, disse em agradecimento o Sr. Guilherme.

Outra moção foi entregue à senhora Cláudia Oliveira, representando todos os profissionais de saúde do município, pelo vereador Branco, nesta que é a semana da enfermagem. “Para mim é um grande orgulho estar recebendo a funcionária Cláudia, e também estamos homenageado hoje a Rosângela, que não pôde estar presente. Peço à ela que seja portadora desta homenagem que a Casa faz, jus aos trabalhos prestados no HMJ [Hospital Municipal da Japuíba]”, disse o vereador Branco.

“[...] Em meio a 5ª semana de enfermagem do HMJ, e ainda em meio a pandemia, não poderia deixar de agradecer e estender essa linda moção a todos os meus colegas e amigos de trabalho. Estendo a todos os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros, pois sem essa parceria não teríamos cegado até aqui com honras”, disse Cláudia em agradecimento à homenagem.

A sessão completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yLs-MDBX-8Y.