Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Valorização dos profissionais da saúde foi destaque da 23ª sessão ordinária

Valorização dos profissionais da saúde foi destaque da 23ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 13/05/2022 16h24

Nesta quinta-feira (12), a Câmara Municipal realizou a 23ª sessão ordinária do primeiro período legislativo. Uma das principais pautas foi em favor dos agentes comunitários e agentes de endemias para que seja aplicada a emenda constitucional N° 120 que dispõe sobre a valorização dos profissionais que exercem essas atividades. A emenda dispõe que o salário dos empregados dessa categoria não seja inferior a dois salários mínimos.

“[...] Peço encarecidamente ao prefeito Fernando Jordão, que essa verba vai ser repassada e que ele já possa atender o que foi feito no Congresso Nacional semana passada e que esses agentes comunitários e agentes de endemias possam ser valorizados com os dois salários mínimos a partir já do mês de junho, então o que falta é boa vontade, tomara que seja feito a partir do mês que vem e vamos monitorar essa questão”, disse o vereador Mascote.

“[...] A emenda constitucional tem que ser cumprida, não vejo a menor possibilidade dela não ser cumprida. O dinheiro do SUS vai colocar o salário para dois salários. Vocês podem ter certeza, não á dúvida, não se preocupem. Não havia necessidade de requerimento, nem de indicação, não tem votação pela Câmara, mas se tivesse podem ter certeza que vocês teriam nossos votos favoráveis, mas não vai haver necessidade, podem contar conosco, vocês sabem disso [...]”, disse Titi Brasil aos profissionais da área que estavam no Plenário.

Chuvas

O vereador Charles Neves fez uma indicação para que a prefeitura promova um programa de isenção ou remissão do Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre prestadores de serviço, cujos locais de trabalho foram atingidos por enchentes, alagamentos e desmoronamentos causados pelas chuvas ocorridas no Município a partir de 1º de janeiro de 2022.

“Muita gente perdeu tudo dentro de casa, alguns tiveram que reconstruir suas casas, prestadores de serviços como manicures, cabeleireiros perderam tudo dentro dos seus salões [...]. Com isso, a gente consegue dar a essas pessoas uma possibilidade de se reerguer porque muitos já estavam na segunda leva de móveis que compraram após a enchente do dia 20 de março, perderam tudo de novo e vão ter que comprar de novo, então estou pedindo para prefeitura ter um olhar muito carinhoso para essas minhas duas indicações [...]”, disse Neves.

As discussões completas podem ser conferidas em: https://www.youtube.com/watch?v=Lwc6LYz2TRU.