Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores debateram impactos das chuvas na décima sessão ordinária

Vereadores debateram impactos das chuvas na décima sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 23/03/2022 11h06

Na última terça-feira (22), ocorreu a décima sessão ordinária do primeiro período legislativo. Uma das principais pautas debatidas foi a chuva do último domingo (20), que afetou a cidade. O trabalho da Defesa Civil de Angra dos Reis, que atuou durante as ocorrências foi amplamente reconhecido pelos vereadores.

O vereador Dudu do Turismo apontou também o trabalho da prefeitura que ajudou a diminuir o impacto da chuva. “[...] Se não fossem as obras que foram feitas na cidade, que vejo muita gente criticar e bater, mas a chuva foi muito maior do que a de 2002, então a importância de ter obra, de ter saneamento básico, a prefeitura está fazendo a parte dela [...]”, disse o parlamentar.

O relações-públicas da Defesa Civil, Lauro Oliveira, também esteve no plenário falando sobre a atuação do órgão durante as chuvas.  “Para a Defesa Civil é uma honra a credibilidade que a população tem nossa secretaria. O trabalho que a gente faz é com muito carinho e nada disso seria possível sem a interação de todos, sem a integração das secretarias do município. A resposta foi muito rápida. Foi um nível histórico que nós tivemos em nossa cidade, 300 milímetros. É uma chuva muito expressiva. Não adianta falar de infraestrutura porque nenhuma infraestrutura iria segurar 300 milímetros de chuva. Nossa geografia é acidentada. Nossa cidade é praticamente no nível do mar e a maré influencia e o que precisamos é que a população esteja sempre presente, sempre acompanhando os informes da Defesa Civil [...]”, solicitou Oliveira.

O vereador Marquinho Coelho, que é servidor da Defesa, também falou sobre o ocorrido. “[...]Aqui em Angra a geografia é muito favorável ao que aconteceu essa semana. Quem mora perto de morro, sabe que toda chuva desce, pegando uma comunidade, não tem um quilômetro de distância do morro para o mar, pega uma maré cheia, 300 milímetros de chuva, não tem bairro que não tenha problema, então temos que estar preparados [...]”, disse Marquinho.

O vereador Charles Neves também fez agradecimentos a categorias profissionais que atuaram durante as chuvas. “Agradecer a Defesa Civil de Angra dos Reis, todos os seus profissionais, desde aqueles que estavam nas ruas até os que ficam no escritório monitorando toda situação. Queria parabenizar a Secretaria de Ação Social, embora possa ter algum tipo de erro, tenho certeza que em um momento desse ninguém quer errar com a população e serve de aprendizado para que nas próximas ocorrências, que a gente espera que não tenha, mas que as coisas fluam da melhor maneira. Queria parabenizar os profissionais da área de saúde, da Secretaria de Educação por tão rápido ter disponibilizado as escolas para que as pessoas fossem acomodadas e o serviço público que prontamente agiu para que a cidade o mais rápido possível saísse dessa situação”, disse Neves.

Foto: Larissa Freitas