Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 12º sessão ordinária discutiu saúde e ordenamento urbano

12º sessão ordinária discutiu saúde e ordenamento urbano

por Adriana Alves de Araujo última modificação 16/09/2020 12h50

Nesta terça-feira (15), foi realizada a 12ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2020. Estiveram presentes os vereadores Claudinho, Canindé do Social, Dedé da Loteria, Flavinho Araújo, Helinho do Sindicato, Jane Veiga, Jean, Luciana Valverde, Léo Marmoraria, Kamu Gama, Marquinho Coelho e Titi Brasil.  

Saúde 

Um dos temas tratados na sessão ordinária foi a saúde no município. Falta de equipamento de proteção individual (EPIs) para os funcionários da saúde e normalização de atendimento nos postos de saúde foram apontados pelo presidente da Casa, vereador Claudinho. “Reclamação dos funcionários da saúde de Angra: não tem EPI, equipamento de proteção individual, não tem nos postos. [...] Não dá para deixar os profissionais de saúde, que já estão em risco direto com as pessoas que estão enfermas com Coronavírus, não dá para esses profissionais ficarem sem equipamento individual”. [...] Hoje para marcar uma consulta no Camorim Grande, onde eu moro, tem marcação só para novembro porque só tem um médico atendendo [...]”, atestou.  

Ordenamento urbano  

Outra questão levantada pela vereadora Luciana Valverde diz respeito do desordenamento urbano em locais do Centro da cidade. “Vou falar sobre a desordem que está ocorrendo na Rua Coronel Carvalho e na Praia do Anil. Há um tempo atrás, a Coronel Carvalho estava um pandemônio. Era uma bagunça, as pessoas não conseguiam dormir. Pessoas de bem, que trabalham o dia todo, que querem repousar no seu lar e não estavam conseguindo. Graças a Deus o governo fez um trabalho de ordem, normalizou, voltou a tranquilidade e agora começou tudo de novo.” 

“Eu peço à Prefeitura, principalmente à Fiscalização e à Secretária de Segurança junto com o PROEIS [...], sendo que ali tem uso de entorpecentes por adolescentes, bebida alcoólica pessoas menores de idade, som desobedecendo à nossa Lei, o Plano Diretor que estabelece horários. [...] Eu peço ao Executivo Municipal que interceda novamente na Coronel Carvalho, na Praia do Anil”, pediu a parlamentar.  

“O que nós vimos no feriado de 7 de setembro foi assustador, tanto na Coronel Carvalho, quanto na Praia do Anil, isso porque nós residimos aqui por perto, pelo Centro da cidade, mas a mesma coisa aconteceu em seis outros bairros, até no Zungu isso está acontecendo, os carros de som na maior altura, infelizmente muitas drogas, menores bebendo [...]”, completou a vereadora Titi Brasil.  

Titi relatou que participou nesta segunda-feira (14) de uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa, o presidente da Associação de Moradores da Praia do Anil, Valcir de Almeida, e a comunidade local para tratar da questão. “O Douglas se comprometeu a fazer uma fiscalização intensa, porque ele tem uma equipe para isso, tanto na Praia do Anil quanto na Coronel Carvalho”, garantiu. Titi também fez um apelo aos pais de adolescentes: “Vamos dar uma olhadinha a mais nos nossos filhos, a educação não tem fórmula certa, mas quem está ouvindo com certeza também foi adolescente, também foi vigiado por seus pais, também teve que cumprir regras, então vamos fazer o mesmo com nossos filhos”, pediu.  

 A sessão foi transmitida ao vivo e a gravação pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=P6rh1fInRBY. A próxima reunião dos vereadores acontece na quinta-feira (17), também com transmissão no YouTube.