Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Falta de água na Banqueta foi debatida da 13º sessão ordinária

Falta de água na Banqueta foi debatida da 13º sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 21/09/2020 10h46

Nesta quinta-feira (17), todos os 14 vereadores desta legislatura se reuniram no Plenário Presidente Benedito Adelino para debater questões do município, principalmente a falta de água que assola os moradores do bairro Banqueta. “É triste ver no município as pessoas com problema de água, é preciso ter uma atenção especial para essa situação”, pediu o vereador Canindé do Social.

O vereador Léo Marmoraria também endossou o pedido: “A população não vive sem água. A gente consegue viver sem luz. Sem água a gente consegue ficar um dia, no máximo dois, passou disso é insustentável você ver seu filho suado sem tomar um banho, o banheiro sem conseguir dar uma descarga, então acho que o entendimento de todos é conseguir dar uma dignidade para aquelas famílias que se encontram ali, tanto na Banqueta, quanto na Nova Angra, todo lugar que está sem água”, declarou.

O vereador Marquinho Coelho explicou que o bairro da Japuíba abriga duas barragens da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e que a água chega aos bairros do Centro chega por meio de distribuição vinda dessas estruturas. “Eu acho que nós temos que somar forças com os moradores, com o prefeito, com qualquer pessoa que tenha realmente interesse em melhorar. Quem tem que ser beneficiado são os moradores da Japuíba. A Japuíba não tem condições de abastecer todos os bairros. Uma solução é a CEDAE fazer uma manobra, um dia água para o Centro, um dia água para a Japuíba, aí sim, não pode tirar água da Japuíba 100%”, sugeriu.

O morador da Banqueta, Sr. Alex, subiu à tribuna para falar em nome dos moradores do local. “Nós estamos aqui para requerer um direito nosso, que é a água. Construíram um condomínio dentro de uma caixa d’água e falta água na caixa [...]. Estive no SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) e o representante deixou bem claro que estão sem recursos para atender a todas as reivindicações dos moradores do Vale da Banqueta”, declarou.

A vereadora Luciana Valverde pediu que os vereadores apresentem propostas para resolução do problema em conjunto: “Ficar vindo para cá e falar que está sem água, a gente vai ficar fazendo isso até quando? A gente tem que ter solução. Que todos sentem com um único pensamento e tragam projetos para podermos resolver o problema da água. O que se pode fazer? Como podemos fazer a captação de água para levar para o Vale da Banqueta? Não só lá, no nosso município porque a falta de água infelizmente não é só lá é em quase todos os bairros do munícipio. Eu tenho problema de falta de água onde eu moro, então a gente tem que trabalhar junto com o objetivo de resolver o problema”, declarou.

Quem perdeu a transmissão pode assistir à gravação da sessão completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=tfHglWsyRV4.

A próxima sessão ordinária acontece no próximo dia 22, a partir das 9h com transmissão ao vivo pelo YouTube.