Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Alterações no Passageiro Cidadão foram aprovadas em primeira votação na Câmara

Alterações no Passageiro Cidadão foram aprovadas em primeira votação na Câmara

por Adriana Alves de Araujo última modificação 06/12/2019 16h30

A 36ª sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (5) teve como principal discussão as alterações no programa Passageiro Cidadão. Nas tarifas A e B, que custam respectivamente R$ 3,60 e R$4,30, as passagens passam a custar R$ 2,00 para quem tem o cartão do benefício. Já na tarifa C, o preço vai de R$ 5,60 para R$ 3,00. Outra alteração é que em breve os usuários do cartão poderão usufruir do benefício também aos domingos e feriados. Atualmente, o benefício é válido de segunda a sábado.

“Os vereadores, ao verem a mensagem, procuraram o governo Fernando Jordão e demos uma ideia para ele porque na mensagem não estava domingo e feriado. Sabe por que pedimos o domingo e feriado? Porque sabemos do desemprego na nossa cidade. Têm muitos trabalhadores autônomos. Nós sabemos que esses trabalhadores precisam do seu final de semana porque é quando chega o turista e ele quer vender um picolé, uma cerveja, um pastel, então eles precisam também do domingo e feriado ”, explicou o vereador Helinho do Sindicato.

O passageiro cidadão que o prefeito está, com responsabilidade, implantando de novo, é o maior programa de distribuição de renda do município. [...] Duas passagens são quase nove reais. Um pacote de cinco quilos de arroz custa isso. Então tem muitas famílias hoje que não têm um pacote de cinco quilos de arroz no armário. Muitas famílias desempregadas. É uma redução de mais de 50%. Você pagava R$8,60, quase R$9,00, agora você vai pagar R$4,00”, ressaltou o vereador Marquinho Coelho, líder do governo.

Os novos valores serão válidos a partir da aprovação em segunda votação pela Câmara, prevista para a próxima terça-feira (10), e sanção do prefeito.

Moções de aplausos

Além da discussão do programa Passageiro Cidadão, a sessão também contou com entrega de duas moções de aplausos pela vereadora Titi Brasil. A primeira foi destinada ao Colégio Cooperar, que desenvolveu ao longo do ano de 2019 um importante projeto com os alunos sobre o tema Meio Ambiente. O diretor presidente Rodrigo Araújo esteve no plenário Presidente Benedito Adelino para receber a homenagem em nome da instituição.

“Agradeço a vereadora Titi pelo reconhecimento. Gostaria muito que todos os vereadores dessa Casa sempre olhassem pela Educação do nosso município, uma educação que vem sofrendo os percalços da violência [...]. Os professores muitas vezes são psicólogos, são pais, aguentando uma barra muito grande em sala de aula. [...] É um reconhecimento também ao trabalho das cooperativas para a economia da nossa cidade. Angra dos Reis é a cidade com maior número de cooperativas do estado do Rio de Janeiro”, destacou Araújo em seu agradecimento.

A segunda homenagem foi para a aluna Laura Soares e para a professora Tatiane Leite. Com a orientação da docente, a aluna trouxe para Angra dos Reis a medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa.

“Eu confesso que fiquei surpresa com o convite porque eu não fiz nada além do meu trabalho. Eu entendo que a função do professor não é apenas ensinar matéria e conteúdo em sala de aula, a gente tá ali também para incentivar, destacar os nossos alunos sempre”, declarou Tatiane.

Foto: Igor Abreu