Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara celebra dia da mulher com eventos

Câmara celebra dia da mulher com eventos

por Adriana Alves de Araujo última modificação 09/03/2023 17h32

Nesta quarta-feira (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher e para comemorar a Secretaria de Cidadania da Câmara promoveu um evento para reforçar a importância da presença feminina na sociedade, além dos direitos e visibilidade na atuação profissional.

A vereadora Gabriella Carneiro presidiu o evento. “Começo parabenizando todas as mulheres no dia de hoje, pelo nosso dia. Ser mulher é sinônimo de força, coragem e determinação. Apesar de tantos avanços com o passar do tempo, as mulheres ainda seguem sendo diminuídas e desvalorizadas. Lutar pelos seus direitos se faz muito necessário. Me orgulho muito de ser mulher, de fazer parte do legislativo e poder usar a minha voz para falar por tantas mulheres de nossa cidade [...]”, disse a parlamentar.

Após, a abertura, foram iniciadas as palestras do evento. A primeira foi com a empreendedora Elaine Lara, que abordou a autoestima, empoderamento e empreendedorismo feminino. “É um dia importante para a gente relembrar a nossa luta, e para lembrarmos que não estamos sozinhas [...]”, disse Elaine.

A palestra seguinte foi realizada pela psicóloga Luciana Metzker, que abordou a trajetória feminina ao longo da história, mostrando as desigualdades impostas desde cedo entre meninos e meninas, a inserção das mulheres no ensino superior e no mercado de trabalho. A psicóloga também alertou para a questão da violência contra a mulher.

“Quando uma mulher chegou ao ponto de sofrer violência física, ela sofreu diversas violências anteriores. Quando ela chega a apanhar, ela já sofreu violência psicológica, moral, financeira. Quando ouvir que uma mulher sofreu violência doméstica, acrescenta mais 90% de violência, além da doméstica que você consegue ver na pele. A alma dessa mulher já foi triturada. A gente precisa mudar a forma como a gente vê”, disse Luciana.

A policial militar representante da patrulha Maria da Penha Monak Maximiano apresentou dados da violência contra a mulher no município: Aqui em Angra dos Reis, o número de violência contra a mulher e doméstica é altíssimo. São diversos os fatores que determinam essa questão de violência. Quais as formas da mulher se proteger nesse tipo de situação? Quando perceber que vai iniciar, ela tem que fazer a denúncia, não tem que esperar o pior acontecer [...]”, disse.

A presidente da OAB Mulher em Angra, Aline Angelim, falou sobre a promoção da igualdade da mulher. A ONU tem uma agenda para daqui sete anos, a agenda 2030 da ONU, que busca uma civilização mais harmônica e próspera. Para isso, o quinto tópico dessa agenda é acabar com a desigualdade entre homens e mulheres. É por conta dessa agenda que a bandeira em nosso favor está sendo levantada [...]”, disse Aline.

Para assistir à transmissão completa do evento basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=yn57rMKiaCU.

Para ver apenas as entrevistas com as palestrantes, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=onNyV9h-WG0.

Entrega de medalhas

Além da roda de conversa, a Câmara promoveu outro evento. Dessa vez, uma sessão solene para entrega da medalha Benedita Maria da Guia Jorge, no Iate Clube Aquidabã. A honraria é outorgada unicamente a pessoas físicas do sexo feminino que se destaquem na luta pela defesa de seus espaços e construção de uma nova sociedade, digna e justa.

A ocasião serviu também para entrega da última honraria criada pela Casa: a medalha Memória Caiçara Luís Queiroz Rosa, que visa homenagear a tradicional comunidade caiçara de Angra dos Reis.

Foto: Larissa Freitas