Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moções e conscientização sobre câncer marcam a 5ª sessão

Moções e conscientização sobre câncer marcam a 5ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 08/03/2023 12h50

Nesta terça-feira (07), foi realizada a 5ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2023. Na ocasião, o médico gastroenterologista Carmelo Stanziola esteve no Plenário Presidente Benedito Adelino para falar sobre a conscientização e prevenção ao câncer colorretal, realizada durante o mês de março.

“A prevenção, além de evitar a doença, faz com que seja diagnosticada numa fase precoce, de tratamento mais fácil e com muito menos sofrimento. Toda vez que se diagnostica uma doença em fase avançada, pode crer que é sofrimento para a família e para o médico está assistindo porque ele não consegue fazer mais nada. O câncer colorretal, que pega todo o intestino, dá muito tempo de ser evitado porque é um câncer de crescimento lento [...]. Conclamo a todos que não só participem, mas divulguem as ações de saúde preventivas, não só do câncer colorretal, mas o de mama, de próstata, de útero”, disse Stanziola.

Moções de aplausos

Na sessão, foram agraciados com moções de aplausos Heraldo da Silva Fernandes, de autoria do vereador Helinho do Sindicato, pela atuação no serviço público e Maria das Graças Eugênio de autoria da vereadora Jane Veiga.

“[...] Nós estamos dando essa moção, não é o vereador Helinho, é a Casa Legislativa, por reconhecer o seu trabalho, o trabalho de toda a equipe que você coordena ali no terceiro distrito porque a engrenagem tem que funcionar. Se você como chefe e os demais regionais não falarem a mesma língua quem sofre é a comunidade. Mas graças a Deus, você tem sido um líder respeitado por todos ali e quem ganha com isso é o contribuinte, é o munícipe, o governo que realmente acertou em colocar o Heraldo ali para coordenar o terceiro distrito. Parabéns, Heraldo, pode continuar contando o vereador Helinho e com a Casa Legislativa porque o bom trabalho requer o reconhecimento que está sendo feito pela Casa Legislativa”, disse Helinho.

“É com muito carinho e muito orgulho que dou essa moção a Dona Maria, aprovada por todos os vereadores da Casa, porque quando a moção é entregue ela foi votada. Todo mundo a conhece como Maria das Cartas, porque ela escreve cartas grandes e leva nos eventos. É uma política fervorosa, se adesiva inteira. Mesmo com a pouca condição dela, ajuda muito o próximo, ela está sempre enxugando uma lágrima aqui e outra ali, ajudando uma família ou outra, então resolvi entregar essa moção para a senhora no mês de março, que é o mês da mulher [...]”, disse Jane.

Para ver outras pautas debatidas, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Fy7H9HtgCDM.