Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara faz audiência pública sobre a saúde mental de crianças e jovens

Câmara faz audiência pública sobre a saúde mental de crianças e jovens

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 03/05/2023 10h08

 No dia 24 de abril, segunda-feira, foi realizada a audiência pública no Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis - (CEA), cujo tema foi: “Como anda a Saúde Mental de nossas Crianças e Jovens".

 Proposta pelo vereador Helinho do Sindicato, a audiência pública contou com a presença de importantes personalidades e autoridades, dentre elas o Vereador Branco.

Na oportunidade, o vereador Helinho mencionou o triste episódio envolvendo um jovem de uma escola em São Paulo, enfatizando a transferência de problemas para outras localidades:

“Aquilo que aconteceu na Cidade de São Paulo foi uma transferência de problema, porque aquele jovem que fez aquela atrocidade estava numa escola e tinha algumas atitudes repetitivas e dentro da escola ele fazia algumas coisas que era pra ter sido prestado atenção pela educação, pelos professores, pela segurança e pela saúde [...] Quando esse aluno foi para outra escola foi quando ele fez o que ele ia fazer naquela escola, então só mudou o problema de localidade”.

O vereador Helinho destacou ainda a importância do envolvimento das Secretarias da Juventude, Esportes Assistência Social, Educação e Saúde nas escolas; solicitando, por parte dessas Secretarias, os meios com os quais o município possa se antecipar diante dos problemas envolvendo as crianças e os adolescentes.

Na oportunidade, o Secretário da Juventude, Wiliam Gama menciona as suas preocupações como pai de adolescente: “Como pai, vejo a importância de estar aqui, pai de adolescente [...] a Secretaria de Juventude é uma Secretaria nova, mas o entendimento de que o Governo tem buscado não é só falar sobre emprego para o jovem, mas se a gente não tiver ele com condição emocional e psicológica saudável, ele não vai conseguir nem pensar sobre emprego”, disse o secretário.

 No decorrer da Audiência Pública, a Sra. Alina, ao dar o depoimento, destacou a importância da presença de Deus na vida das pessoas e mencionou a perda do seu filho, os abusos que ele sofreu e a inércia de algumas autoridades durante essa difícil etapa de sua vida.

Para assistir a audiência pública completa, basta acessar https://youtu.be/yD10taMRZLE.