Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez 30ª sessão ordinária

Câmara fez 30ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 08/06/2022 14h41

Na última terça-feira (07), a Câmara Municipal realizou a 30ª sessão ordinária do primeiro período legislativo. Na ocasião, a vereadora Jane Veiga homenageou a equipe de intérpretes de Libras da prefeitura.

“De abril de 2020 a abril de 2022, eles fizeram cerca de 1.500 atendimentos diversos. Eles dão assistência na questão da empregabilidade, bolsa família, BPC, INSS, cartório, conselho tutelar, CRAS, documentação diversa, defensoria pública, Enel, segurança pública, serviços bancários, serviço de tradução, de transporte, serviço médico, entre outros. Essa equipe faz esse serviço acompanhando os usuários, isso é muito legal [...]”, disse Jane.

“Gostaria de agradecer à Câmara, a todos os vereadores por esse espaço, à vereadora Jane que foi lá nos conhecer, conhecer nosso trabalho, saber o que de fato é feito na Central de Intérpretes de Libras. Agradecer à agora deputada estadual, antes secretária de desenvolvimento social, Célia Jordão, que foi com ela a inauguração da central de intérprete Libras [...]”, disse uma das intérpretes da equipe.

Tarifa zero

O vereador Rubinho Metalúrgico fez indicação para criação de subvenção tarifária para transporte coletivo urbano de passageiros a fim de beneficiar os usuários hipossuficientes com a tarifa zero. “Para quem não sabe hipossuficientes são aquelas pessoas que não tem condição nenhuma financeira e o Executivo poderia pensar bem e colocar isso em prática e dar tarifa zero para essas pessoas, fazer um levantamento através da ação social para que essas pessoas possam transitar, vir na cidade, fazer seus compromissos, resolver suas questões, acho de suma importância [...]”, disse Rubinho.

O vereador Dudu do Turismo apoiou a ideia e sugeriu que sejam concedidas duas gratuidades por dia para que se tenha um controle sobre o benefício. “Acho que deveria dar uma passagem de ida e uma de volta para aquela pessoa que precisa buscar um emprego, ir para uma entrevista de emprego, dar condições para que a pessoa possa buscar um trabalho. [...] É buscar ajudar a pessoa para ela trabalhar, para que ela seja contemplada. São tantas obras, CCR, obra do aeroporto que foi inaugurada hoje, que começa de verdade hoje, foram assinados vários convênios, que empregue as pessoas daqui e dê condições de trabalho [...]”, disse o parlamentar.

Inauguração das obras do aeroporto

Na parte da manhã, antes da sessão, vários vereadores estiveram presentes no evento que marcou o início das obras de ampliação do aeroporto da Japuíba, que agora se chama Aeroporto Carmelo Jordão. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito Fernando Jordão, o senador Flávio Bolsonaro e o governador do Estado Cláudio Castro. O investimento, de cerca de 26 milhões de reais, é do governo do estado. A previsão é que as obras fiquem prontas no final de 2022.

Outras pautas debatidas podem ser conferidas no vídeo de transmissão da sessão em: https://www.youtube.com/watch?v=EFoSWczZoPA.

Foto: Larissa Freitas