Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez mesa-redonda com temática alusiva ao setembro amarelo

Câmara fez mesa-redonda com temática alusiva ao setembro amarelo

por Adriana Alves de Araujo última modificação 17/09/2021 12h24

Nesta sexta-feira (17), a Câmara realizou a mesa-redonda com a temática “Setembro amarelo – Você não está sozinho”, uma iniciativa do gabinete do vereador Henrique Obina. O vereador Rubinho Metalúrgico também compareceu ao evento, assim como diversos profissionais de psicologia, que falaram sobre a importância de campanhas como essa e da ajuda profissional como método eficaz de prevenção ao suicídio.

O vereador Rubinho explicou a origem da campanha, que foi desencadeada a partir da história de um jovem de 17 anos que cometeu suicídio nos Estados Unidos, na década de 90. Os país do jovem, distribuíram no velório dele cartões amarrados com fitas amarelas, a cor do carro que o adolescente dirigia, com frases de apoio para aqueles que também estivessem passando por problemas emocionais. Desde então, a fita amarela passou a ser o símbolo da campanha de prevenção ao suicídio. No Brasil, ações do movimento são realizadas desde 2015. “Além de trazer o tema à tona, as campanhas disponibilizam informações de tratamento para o público, visando reduzir o tabu, que faz com que muitas pessoas evitem falar sobre o suicídio e buscar ajuda [...]”, disse Rubinho.

“[...] O setembro amarelo não pode ser lembrado só no mês de setembro, nós temos que lembrar dele o ano inteiro, com campanhas educativas, com palestras nas escolas e principalmente com informações”, disse Obina.

A psicóloga Michele Silva alertou que o público adolescente e jovem, na faixa de 15 a 29 anos, é o mais atingido por esse problema e falou sobre a importância pela busca de ajuda. “[...] A escuta terapêutica é fundamental porque é tratamento. A depressão, os transtornos bipolares são as maiores causas de suicídio. E oferecer ajuda é muito importante. É entender que a pessoa que pensou nessa possibilidade, ela quer eliminar a hipótese de dor porque ela está sofrendo, ela está doente. Não é uma frescura, não é falta de Deus, falta de fé. É um pedido de socorro [...]”, disse a profissional.

O debate completo está disponível para visualização em: https://www.youtube.com/watch?v=SdX1Fr7ghcY.

Busque ajuda

Pessoas em busca de ajuda podem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188. O serviço é gratuito e conta com atendimento 24 horas. O site do CVV para mais informações é: https://www.cvv.org.br/.

Para ajuda no âmbito do município, é possível procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. No site da prefeitura de Angra estão disponíveis os telefones de todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade: http://www.angra.rj.gov.br/secretaria.asp?IndexSigla=SDSP.

 

Foto: Igor Abreu