Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez sessão alusiva ao Dia da Conscientização do Autismo

Câmara fez sessão alusiva ao Dia da Conscientização do Autismo

por Adriana Alves de Araujo última modificação 14/04/2022 11h35

Na última quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Angra dos Reis fez uma sessão alusiva Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, por iniciativa do gabinete do vereador Jorginho Brum, que presidiu a sessão. Estiveram presentes também os vereadores Dudu do Turismo e Edinho Rodrigues.

Também compuseram a mesa do evento a coordenadora Capsi Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), Raquel Gomes, a fonoaudióloga do Capsi, Lívia Machado, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rita dos Santos, e a especialista em Autismo, Marcela Barbosa.

“Nosso intuito ao fazer essa sessão solene é a cada dia mais fortalecer a luta pela causa. A gente vem através do nosso mandato travando algumas lutas, recebendo pais, colocando nosso mandato à disposição. Os dois vereadores que aqui se encontram, Dudu e Edinho, também vem fazendo o mesmo. Eu sempre falo aqui nas sessões no nosso dia que essa luta é uma luta de todos, nós tivemos vereadores que passaram pela Casa que deixaram as suas leis, as suas lutas [...]”, disse Jorginho Brum na abertura do evento.

A coordenadora do Capsi explicou sobre o trabalho oferecido para a comunidade local. “É uma equipe multidisciplinar, todos são concursados, muito apaixonados e muito dedicados. [...].  Ao chegar ao Capsi a gente faz o primeiro acolhimento, no qual um profissional reúne todas as informações primeiras possíveis com os responsáveis e uma pequena observação da criança. Todo o conteúdo é levado para a equipe que se reúne e debate os casos que já existem e os que estão chegando. A partir disso a gente monta um projeto terapêutico singular, para aquele individuo”, disse Raquel Gomes.

“[...] Quero parabenizar todos os pais porque eu sei a dificuldade. Na pessoa do Betinho e da Flávia aqui presentes, de todas as mães, que é uma luta constante. E pode ter certeza que vocês têm todo o apoio dessa Casa como já passaram aqui outros vereadores e buscaram, já trouxeram leis. A gente tem que sempre parabenizar, nunca criticar, mas a gente está muito atrasado no assunto autismo em Angra dos Reis. O Capsi é uma ferramenta importante, mas a gente não consegue atender de Garatucaia a Parque Mambucaba. A gente precisa ampliar, precisa ver quantas crianças e mães estão na fila esperando [...]”, disse Dudu.

[...] Tudo relativo ao autismo é importante, da menor a maior ação. É importante saber do comprometimento de vocês conforme vocês falaram. [...] Eu não estou há muito tempo nessa luta porque meu filho foi diagnosticado com dois aninhos e agora tem seis, mas tenho amigas aqui há décadas nessa batalha, e é uma luta gigantesca. O que a gente quer é que o autismo continue com essa visão do legislativo porque é em cima do legislativo que o executivo vai tomar as ações. Se os vereadores fizerem o papel de representantes do povo nessa luta conosco a gente ganha força, nós somos pais não políticos, então a gente precisa de vocês para essa batalha, então parabenizo a todos e desejo bastante força para nos ajudar nessa caminhada”, disse um dos pais presentes.

A sessão completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r8g66JuImvw

Foto> Igor Abreu