Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara iniciou primeiro período legislativo de 2021

Câmara iniciou primeiro período legislativo de 2021

por Adriana Alves de Araujo última modificação 19/02/2021 14h28

Na manhã desta quinta-feira (18), foi iniciado um novo período legislativo na Câmara Municipal de Angra dos Reis, com presença de todos os vereadores desta legislatura e do prefeito Fernando Jordão. “Fiz questão de vir aqui hoje abrir junto com todos os vereadores o ano legislativo porque a gente sabe da importância dos poderes  e da independência. As instituições precisam ser respeitadas. Todos os vereadores, independente de estar na oposição ou apoiando o planejamento do governo. O governo sempre é aberto para ouvir, para corrigir rumos”, declarou Jordão. 

Segurança pública

O prefeito falou sobre as novas ações no campo da segurança pública em Angra, incluindo a aquisição de um veículo blindado da polícia militar, conhecido como caveirão. O prefeito adiantou, ainda, que será realizada uma ocupação nos morros da Caixa d’água e Santo Antônio, com bases da polícia estabelecida nos locais. 

Covid-19

O prefeito atualizou também dados sobre as modificações que o município vem fazendo para atender aos pacientes da Covid-19 na cidade.  “O covid diminuiu muito em Angra dos Reis. Hoje estamos com dez pessoas na Santa Casa, já tivemos uma ocupação grande, vocês acompanharam isso. Estamos desmanchando a tenda em frente a UPA, a tenda da grade Japuíba vai trabalhar por 12 horas e a tenda do Frade estamos desativando”, atualizou. Ainda segundo o prefeito, seguem funcionando 24 horas as tendas do Centro, Mambucaba e Jacuecanga.

Setor naval

O presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato, fez um apelo prefeito para fortalecer a geração de emprego por meio do setor naval. “Nós temos o estaleiro mais equipado do Brasil, da América Latina, nós temos os metalúrgicos mais qualificados em Angra dos Reis [...]. Queria pedir ao prefeito que entrasse em contato com o Senado, com a Câmara Federal para discutirmos o setor naval. Não temos que ter bandeira partidária, a bandeira dos 14 vereadores, do Executivo e do Judiciário em Angra dos Reis tem que ser a geração de emprego e renda”, declarou o presidente.    

Posse

Também na primeira sessão legislativa foi realizada a posse da servidora Leila Coelho Francelino para o cargo de auxiliar legislativo, que subiu à tribuna para fazer o juramento de posse.

Liderança

Na ocasião, também foi apresentada a nova liderança do governo na Câmara. A vereadora Luciana Valverde foi designada para o posto. “Gostaria de agradecer hoje ao prefeito Fernando Jordão, que ontem me fez um convite pra ser líder de governo na Câmara, que muito me honrou, até pelas minhas posturas em relação ao governo nesses quatro anos. Todo mundo sabe das minhas colocações, da minha postura, então fiquei muito honrada de receber o convite pela confiança que depositaram em mim, até porque o Fernando é do meu partido MDB. Me senti muito honrada, quero agradecer ao prefeito e fazer uma construção entre o governo e a Câmara, poder Excutivo e Legislativo, para que a gente possa caminhar com harmonia, entendendo a divisão dos poderes com o compromisso pelo desenvolvimento”, declarou Luciana.

Comissões

Nesta sessão também foi realizada a eleição para as Comissões da Casa. A composição ficou da seguinte forma:

-   Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos e dos Direitos do Trabalhador e do Consumidor (Edinho, Rubinho Metalúrgico, Jorge Brum);

 -  Justiça, Redação, Assuntos Estratégicos, Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Agricultura, Pesca e Turismo (Luciana Valverde, Charles Neves, Henrique Obina);

-   Assistência Social e dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher, dos Portadores de Necessidades Especiais e dos Direitos Humanos (Jane Veiga, Dudu do Turismo, Branco);

 -   Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Titi Brasil, Jorge Brum, Jorge Eduardo Mascote);

 -  Saúde (Henrique Obina,  Rubinho Metalúrgico, Edinho);

 -  Segurança Pública (Gabi Greg, Dudu do Turismo, Edinho);

 -  Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (Jane Veiga, Dudu do Turismo, Luciana Valverde);

Em reunião entre os 14 vereadores foram decididas algumas alterações: a criação de uma comissão de ética e o desmembramento da pasta de Turismo da Comissão de Justiça em uma Comissão à parte.

Outras pautas foram abordadas pelos vereadores em suas falas pelo expediente e podem ser conferidas no vídeo da sessão completa, que pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=YSrcVG2fWZ4. A segunda sessão ordinária acontece na próxima terça-feira (23), a partir das 9h também com transmissão ao vivo.

Foto: Rosemberg