Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara iniciou segundo período legislativo com presença do prefeito

Câmara iniciou segundo período legislativo com presença do prefeito

por Adriana Alves de Araujo última modificação 04/08/2021 09h11

Nesta terça-feira (03), foi realizada a primeira sessão ordinária do segundo período de 2021, retomando os trabalhos do legislativo angrense, após o recesso de um mês. O prefeito da cidade, Fernando Jordão, compareceu à sessão ordinária, assim como o vice-prefeito, Christiano Alvernaz. A partir desta data volta a ser autorizado a presença da população ao Plenário, que estava impossibilitada desde o começo da pandemia. As restrições, contudo, ainda existem. A permanência no plenário está limitada a 50% dos assentos do local.

Projeto Minha Oportunidade

Um dos principais assuntos tratados pelo prefeito em sua fala, foi sobre o projeto Minha Oportunidade, encaminhado pelo Executivo à Câmara para aprovação. Jordão explicou brevemente do que se trata a iniciativa. “Esse Projeto de  Lei que o Executivo enviou para cá, entreguei à Luciana Valverde, vocês já devem estar cientes e espero que possam dar celeridade a essa votação, mas é uma discussão de vocês, temos que respeitar os poderes. Mas o projeto dará um salário de R$600,00 a cada jovem, os 300 primeiros, e o vale-transporte. Eles vão trabalhar quatro dias da semana nas diversas áreas como jardinagem, turismo, hotelaria, diversas áreas da prefeitura, e um dia da semana eles vão estudar com professores do próprio município. Vamos preparar esse jovem para o mercado de trabalho”, declarou o prefeito, que projeta uma retomada da economia para o próximo ano.

Vacinação em massa na Ilha Grande

Outra ação que o prefeito destacou foi a realização da vacinação em massa na Ilha Grande, que ocorreu no dia 10 de julho. Na ação, 2.888 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas. “[...]foi uma repercussão fantástica, a importância que foi vacinar todos os moradores e também aqueles que estavam na ilha. Nós não criamos obstáculos, vacinamos também, com a vacina dose única da Janssen. Não vacinamos só Abraão, vacinamos na Praia Vermelha, Provetá, Praia Grande de Araçatiba, Aventureiro, fizemos roteiro itinerante de vacinação, foi um sucesso”, garantiu o prefeito.

Moções de aplausos

Na sessão também foi realizada a entrega moção de aplausos para a jornalista Carla Machado. Com vasta experiência em rádio e TV de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Angra dos Reis, atualmente trabalha na rádio Costa Azul. A homenagem partiu do vereador Dudu do Turismo. “Quando eu faço meu trabalho, eu penso no que é coerente com minha ideologia e pensamentos, eu não penso em aplausos, até porque aplausos não me iludem e críticas não me abatem, então eu sou muito neutra em relação a isso e pretendo ser sempre. Causou muita alegria quando a assessoria entrou em contato comigo porque falei: que bacana, de alguma forma eu estou contribuindo com a evolução da minha cidade”, disse a jornalista ao receber a homenagem.

O vereador Dudu também homenageou o Angra e Ilha Grande Convetion and Visitors Bureau, entidade 100% privada e sem fins lucrativos que reúne empresas e entidades ligadas ao turismo, visando a promoção deste na cidade, atraindo novas oportunidades para o setor. “[...]É uma honra estar entregando uma moção de aplausos para uma instituição tão importante quanto o Covention Bureau dessa cidade”, declarou Dudu.

Berçaristas

Um dos assuntos tratados na primeira sessão ordinária foi trazido pela categoria das berçaristas do município a respeito do preenchimento de vagas nas creches municipais. Em 2019, o município realizou concurso para preenchimento de duas vagas, porém as profissionais aprovadas ainda não foram convocadas. Em 2018, o município havia realizado outro concurso, que convocou mais de 90 profissionais, porém várias delas não tomaram posse. As profissionais questionam ainda a redução de profissionais de apoio nas salas de aula, de duas para uma por sala de aula. A reivindicação da categoria é pela posse das servidoras aprovadas, mas também pela criação de novas vagas, dada a necessidade do município, mediante a inauguração de novas creches.

A vereadora Luciana Valverde, que é líder do governo na Câmara, trouxe o posicionamento do governo para a reivindicação da categoria. “[...] Nós iremos trabalhar no Projeto de Lei para alterar o organograma da prefeitura de Angra dos Reis para aumentar o quantitativo das berçaristas. Esse projeto virá para a Casa para que a gente possa aumentar dentro da necessidade do município. Quantas vagas vão ser? Não posso dizer quantas vagas vão ser, pois se está levantando qual a real necessidade, quantas berçaristas vão ser, mas a gente sabe que não são duas, isso a gente tem certeza. As duas que passaram no concurso vão ser chamadas, mas outras vagas vão ser abertas depois que a gente alterar esse organograma [...]”, disse Valverde.

A sessão foi transmitida ao vivo e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0PKLkTLulSs.