Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza Sessão Solene Alusiva ao Dia do Maçom

Câmara realiza Sessão Solene Alusiva ao Dia do Maçom

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 15/08/2023 09h20

Nesta sexta-feira (11), foi realizado, no Plenário Presidente Benedito Adelino, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom.

Presidido pelo vereador Dudu do Turismo, o evento é realizado em alusão ao Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto.

A Maçonaria é uma sociedade discreta, cujas ações são reservadas, apenas, àqueles que dela participam. A organização tem por princípios a liberdade, igualdade e fraternidade. No Brasil, ao longo do século XIX, a maçonaria foi marcante para a criação de novos espaços de sociabilidade e ampliação das práticas de cidadania. Seus membros mantinham apoio ou faziam oposição aos governos imperiais, posicionando-se pró ou contra a abolição da escravidão e à forma republicana de governo.

Dentre as autoridades que compuseram a mesa, estava presente o Grão Mestre Estadual da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro Álvaro Paiva Gama, que, durante a sua fala, ressaltou: “nós entendemos que se nós não melhorarmos, se nos tornarmos melhores, estamos contribuindo para fazermos a humanidade feliz. Então, nós maçons, somos egoístas e aí perguntam por que as mulheres não estão na maçonaria? Porque a mulher já nasceu perfeita não precisa se aperfeiçoar em nada; nós homens é que temos que nos aperfeiçoar”, disse o Grão mestre Estadual da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro Álvaro Paiva Gama.

Na oportunidade, o palestrante, Sr. Miguel Nogueira Alves, falou a respeito do Núcleo Educacional Cultural e Esportivo – NECES que, em suas palavras, destacou como sendo “o futuro da maçonaria na nossa região”.

Confira abaixo a matéria em vídeo: