Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou evento com o tema o que é Cooperativismo e a importância para a economia de Angra dos Reis

Câmara realizou evento com o tema o que é Cooperativismo e a importância para a economia de Angra dos Reis

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 09/11/2023 16h04

Nesta quarta-feira (08), a Câmara Municipal realizou evento com o tema o que é Cooperativismo e a importância para a economia de Angra dos Reis.

 

Presidido pela vereadora Jane Veiga, o evento retratou a importância do Cooperativismo, variantes, pontos negativos e positivos entre outros.


Sendo o cooperativismo um sistema formado por pessoas que possuem o mesmo objetivo, seu principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social, além do individual e coletivo sempre de maneira sustentável e equilibrada.


Em uma cooperativa de trabalho, por exemplo, os sócios cooperados se unem para prestar seus serviços à sociedade sem visar ao lucro; o dinheiro arrecadado é reinvestido na própria organização.

 

Nesse evento, compuseram a mesa diversas autoridades, representantes de cooperativas, empresários e especialistas, que apresentaram palestras e sanaram dúvidas apresentadas pelos munícipes que estavam presentes no plenário.

 

Os senhores Astrogildo Gomes de Oliveira - Especialista em Consultoria e Gestão LTDA e Vinícius de Oliveira Mesquita - Diretor Presidente da Organização das Cooperativas – OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro – SESCOOP/RJ compuseram a mesa ao lado da vereadora Jane Veiga.

 

Na oportunidade, os palestrantes abordaram os temas relacionados ao evento. O senhor Vinícius de Oliveira Mesquita, historiador e com uma trajetória de mais de 20 anos de atuação em defesa do cooperativismo fluminense, abordou o tema “O que é cooperativismo e a importância para a economia de Angra dos Reis”.

 

Concluindo o evento, o senhor Jamed Abdul Nasser Feitosa, Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro – SESCOOP/RJ, abordou o tema “O cooperativismo é o caminho empreendedor para o desenvolvimento das cidades”.

 

Confira abaixo a matéria em vídeo: