Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou reunião da Comissão Permanente de Saúde: Proposta Orçamentária do PPA 2023-2025 e Plano de Trabalho 2024.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 14/09/2023 09h09

No dia 12 de setembro, a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão Permanente de Saúde presidida pelo vereador Helinho do Sindicato.

Inicialmente, a psicóloga, Sra. Maria Betânia, falou a respeito do Conselho Municipal de Entorpecentes - COMEN como instância do controle social garantido pela Constituição de 1988: “órgão paritário entre o governamental e a comunidade organizada, que vai fiscalizar a execução das ações e a dotação orçamentária do governo e que, por lei, o governo tem de garantir o funcionamento deste Conselho para que esse Conselho possa fiscalizá-lo. Por isso ele não é refém da dotação orçamentária. É obrigação do Governo manter o Conselho e a obrigação do Conselho é fiscalizar a execução desse governo”, explicou a Psicóloga, Sra. Maria Betânia

Durante a sua explanação, a Sra. Maria Betânia também falou sobre os leitos de internação e os leitos de emergência em resposta à pergunta efetuada pelo vereador e presidente da Comissão Helinho do Sindicato.

O Sr. Wesley, que compôs a mesa e integra a pasta da saúde mental, mencionou a verba destinada para a área da psiquiatria.

Os convidados que compuseram a mesa debateram sobre saúde mental, capacitação de equipes multidisciplinares para acolhimento em saúde mental, gestantes como usuárias de drogas e diagnósticos de crianças com síndrome de alcoólico fetal, entre outros.

A assistente social do Conselho Tutelar, Sra. Adriana, acrescentou a importância em oferecer serviços às crianças e aos adolescentes como forma de prevenção às drogas.

O vereador Helinho do Sindicato finalizou os debates falando a respeito de prazos, interação e aproximação entre a saúde, o COMEN, a infância e juventude e os vereadores da Câmara Municipal: “a gente precisa saber de algumas ações, até para poder fazer a defesa. Por que sem saber das coisas como vamos efetuar essa defesa?” argumentou o vereador Helinho do Sindicato.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/dtOdjoAsHBM