Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebeu audiências públicas de prestação de contas da prefeitura

Câmara recebeu audiências públicas de prestação de contas da prefeitura

por Adriana Alves de Araujo última modificação 30/09/2021 09h38

Nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal abriu o Plenário Presidente Benedito Adelino para que as equipes da prefeitura municipal realizassem a apresentação dos dados do segundo quadrimestre de 2021, que compreende o período de maio a agosto. Na parte da manhã, o setor de Controladoria ficou responsável pela audiência de finanças. A condução dos trabalhos ficou a cargo do vereador Rubinho Metalúrgico, que é presidente da Comissão de Finanças da Câmara. O vereador Charles Neves também esteve presente na ocasião, além do Controlador Geral do Município, Roberto Peixoto, e sua equipe.

O vereador Charles Neves ressaltou a importância da realização da prestação de contas para o município. “Eu costumo dizer que para muitos esse tipo de reunião se torna uma coisa enfadonha, chata, mas o município só acontece, só consegue cumprir suas obrigações se a gente tiver pleno conhecimento disso aqui. Senão, ou você vai fazer cobranças absurdas ou daquilo que não pode ser cobrado, então a gente precisa entender tudo que acontece na peça orçamentária para que possa efetivamente cobrar do governo as ações que a sociedade precisa”, disse Neves.

A receita arrecadada somente no segundo quadrimestre, já com as devidas deduções, foi de R$ 464.311.129,49. Já a receita arrecadada incluindo o primeiro quadrimestre (janeiro a abril), com as deduções cabíveis, soma R$ 871.801.596,34. A despesa liquidada somente no período do segundo quadrimestre foi de R$ 381.819.492,20. A soma de todas as despesas liquidadas no ano de 2021 é de R$ 689.992.117,33.

O controlador geral do município chamou atenção para a redução da dívida do município como um dos pontos positivos da administração das finanças. “Nós começamos em 2016 com uma dívida de R$ 425 milhões e estamos encerrando esse quadrimestre com uma dívida de R$ 61 milhões. Mesmo com a crise toda que estamos passando esses anos, a recuperação da receita, a manutenção de um equilíbrio das contas públicas têm, com esforço de todas as secretarias, alcançado o objetivo que é a redução da dívida pública do município [...]”, atestou Peixoto.

O documento com os dados detalhados das finanças do segundo quadrimestre  pode ser consultado em: http://www.angra.rj.gov.br/downloads/cgm/fiscal/2021/audiencia-publica-2quadrimestre-2021.pdf.

Já o vídeo completo da audiência pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=q7fqDDAO23I.

Saúde

Na parte da tarde, foi a vez da equipe de saúde apresentar os números da pasta. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Henrique Obina. Também estiveram presentes os vereadores Branco e Rubinho, que é vice-presidente da Comissão na Casa.

No que diz respeito aos recursos financeiros, o total da receita arrecadada até o segundo quadrimestre foi de R$ 241.414.775,84. Esses valores vêm de diversas fontes, entre elas a própria prefeitura, a União e o Estado (SUS). O total das despesas do município no setor, entre pagamento de pessoal, investimentos em obras e instalações, entre outros, até o segundo quadrimestre, foi de R$ 216.005.650,95.

No que tange aos dados da Covid-19 em Angra, o cenário epidemiológico apresentou até a data de 28 de setembro de 2021 um total de 77.830 casos notificados. Em relação à vacinação, foram aplicadas até o dia 24 de setembro 195.655 doses de vacina, entre primeira e segunda doses, além da dose única.

A equipe de saúde apresentou, ainda, dados de outros atendimentos como os de atenção primária e cirurgias realizadas no período. A apresentação completa pode ser visualizada em: https://www.youtube.com/watch?v=Y6CyhdH1pDQ.