Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Investimento na Defesa Civil foi pauta da sexta sessão ordinária

Investimento na Defesa Civil foi pauta da sexta sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 10/03/2023 15h06

Nesta quinta-feira (09), a Câmara Municipal realizou a sexta sessão ordinária de 2023, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Na ocasião, o vereador Mascote falou sobre a necessidade de investimentos na defesa civil municipal e abordou, ainda, a dívida que a empresa Eletronuclear tem com o município como contrapartida pela usina nuclear instalada no território, cujos recursos poderiam ser usados para fazer os investimentos cabíveis na pasta.

[...] Peço a vocês, os 14 contando comigo, que possamos ser mais duros com a Eletronuclear. É inadmissível essa empresa dever R$ 300 milhões, que poderia usar para equipar a frota marítima, a frota terrestre, tem pedido da vereadora Jane Veiga até para helicóptero, que precisa, sim, na defesa civil. A nossa Defesa Civil é referência a nível estadual, nacional e poderia estar mais equipada. [...] O que o litoral norte paulista sofreu, nós poderíamos ter passado também porque são nossos vizinhos, mas Deus colocou as mãos em nossa cidade e protegeu. Temos que cobrar. Eles ficam enganando nossa população. Isso é uma dívida, desde as condicionantes de 2010 [...]”, disse Mascote.

“[...] A gente precisa estar juntos, precisa cobrar mais investimentos da defesa civil. As duas lanchas da defesa civil estão aguardando até hoje solução e a gente precisa dessas lanchas da defesa civil funcionando, com equipamentos modernos para dar mais segurança para os funcionários da Defesa Civil e celeridade no atendimento aos caiçaras. O concurso para geólogo é preciso porque é o profissional capaz de passar tecnicamente até para os vereadores o que está acontecendo na geografia do município [...]”, disse Charles Neves.

O vereador Marquinho Coelho, que é servidor de carreira da Defesa Civil também ponderou o assunto: “[...] Hoje, a prefeitura não pode investir em defesa civil porque é responsabilidade da Eletro, desde o governo da Conceição [Rahba, prefeita de Angra entre 2013 e 2017] que a Eletro diz que vai pagar esses impostos. As nossas lanchas não tem condição nenhuma. Será que a prefeitura não tem condição de fazer uma licitação para nossas lanchas? Sem falar na ambulancha, que é uma lancha de passeio, que gastaram milhões e não aguenta ir na Ilha duas vezes que estraga? Está lá abandonada [...]”, disse.

Moções de aplausos

Nesta sessão, foram entregues duas moções de aplausos. O vereador Marquinho Coelho agraciou o funcionário aposentado da prefeitura José Batista de Oliveira, que atuou por 29 anos na regional da Japuíba, sendo um dos fundadores da primeira associação de moradores do bairro. O vereador Helinho do Sindicato agraciou o pastor Fabiano Costa do Rosário por sua atuação na comunidade local.

Para assistir a sessão completa, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=j4un5hn-gtE.