Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara promove palestras voltadas para a saúde da mulher

Câmara promove palestras voltadas para a saúde da mulher

por Adriana Alves de Araujo última modificação 13/03/2023 15h29

Nesta segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu palestras voltadas para a saúde feminina, sob a ótica de diferentes profissionais.  O evento foi organizado pela Secretaria de Cidadania.

A assistente social Daniele Arrais abordou o assunto da prevenção e ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “[...] Em cada dez pessoas, oito usam o serviço ou dependem completamente do Sus. É um quantitativo de pessoas muito grande, temos uma defasagem diante da demanda. Então, a prevenção nesse sentido é uma ação não só do autocuidado, como do entorno e da população em geral. Uma vez que se faça todas as formas de prevenção e não agravando o quadro, a pessoa está enxugando essa demanda para outras atenções, seja primária, secundária, terciária. A questão da prevenção vai além do eu mesmo, tem a ver com o outro, com o cuidado de onde eu moro, e de quem precisa porque o SUS é universal. Ele atende a qualquer pessoa que precisar no mundo, somos referência no mundo e exemplo a ser seguido, então viva o SUS.”, disse.

A enfermeira Gleide Cabral falou mais especificamente sobre prevenção do câncer. “Os principais cânceres que atingem as mulheres são o de mama, de útero, vulva e ovário. [...] O importante de tratar o câncer é descobrir ele o mais cedo possível. O exame de mamografia, que é o principal método de diagnosticar e rastrear o câncer está disponível na rede. A gente recebe mulheres que estão há anos sem realizar o exame, então a gente fica muito triste porque é um câncer altamente curável e tratável quando diagnosticado cedo. As unidades oferecem o exame e muitas mulheres não nos procuram. Todos os médicos e enfermeiros das unidades de estratégia da saúde da família estão aptos a solicitar esse exame, então é importante que a mulher se preocupe em ir nas unidade solicitar esse exame [...]”, disse a enfermeira.

A fisioterapeuta e profissional de educação física Samia Assad falou sobre a adoção de medidas saudáveis como forma de prevenção a doenças. “[...] A organização mundial de saúde recomenda de 150 a 300 minutos  de exercício físico em intensidade moderada  ou 75 a 150 minutos de forma intensa. ‘Não tenho tempo para fazer. É melhor fazer nada?’ Não, faz o mínimo e vamos aos poucos e vamos progrendindo. O ideal é conhecer todos os exercícios que tiverem oportunidade, fazer a experiência e identificar o que mais tem prazer para dar continuidade. Começa do mínimo, em intensidade pequena e vai aumentando progressivamente. O importante é sair da inércia, sair do comportamento sedentário que é um dos fatores de risco para o câncer e para outras patologias crônicas como diabetes e hipertensão arterial [...]”, disse.

A fisioterapeuta Thalita Muniz abordou a as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). “Elas ajudam na redução de sinais e sintomas de diversas patologias, como o câncer e outras, como a menopausa, regulação da menstruação, fogachos, líbido ela também pode apoiar. Dores crônicas, qualquer dor articulatória. É claro que não é definida como tratamento somente, mas complementar. Não se pode deixar de acompanhar o diagnóstico, acompanhar com o médico, tem que investigar os fatos, mas temos outros apoios que não só a medicação. Dentro das PICS também entram atividades como dança, yoga [...]”, completou Thalita.

Para ver todas as palestras completas, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=xizjLYnn5xU.