Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moção de aplausos e debate da causa autista marcaram a 16ª sessão

Moção de aplausos e debate da causa autista marcaram a 16ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 28/09/2022 12h09

Na última terça-feira (27), a Câmara Municipal realizou a 16ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2022. Na ocasião, a vereadora Titi Brasil agraciou o ortopedista Sylvestre Lopes Bittencourt Cabral com moção de aplausos.

“Eu achei muito pitoresco quando me pediram uma moção e quem pediu foi paciente. […] Reencontrei o Sylvestre quando ele veio trabalhar com o Covid em 2020, fomos nos encontrando e perguntei se ele aceitaria ser agraciado com uma moção de aplausos que ele aceitou. Pelo excelente amigo que você é, pelo excelente médico, excelente ortopedista, pela data do dia do ortopedista que foi semana passada, fico muito feliz em poder conceder a você essa moção. Parabéns”, disse a parlamentar.

Cinema azul

O vereador Dudu do Turismo falou sobre a realização da primeira sessão de cinema para autistas no município. “Quero agradecer ao Shopping Piratas, aos empresários amigos, porque hoje foi a primeira sessão para os autistas no cinema. Foi muito bacana, estava cheio, nem acreditei que iriam tantas crianças. Fico feliz de ter feito esse projeto de lei no nosso mandato para as mães, pais e família, que a gente abraça essa causa de verdade porque sabe que quem tem esse problema precisa de carinho e atenção”, disse Dudu.

Centro de atendimento para autistas

A vereadora Luciana Valverde falou sobre a assinatura da ordem de serviço para construção do centro de atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista, que será realizada na quinta-feira (29). “No mandato passado, fizemos um projeto de lei, que está em vigor, e quero deixar um abraço muito especial ao nosso amigo ex-vereador Flavinho, porque a gente trabalhou junto nesse projeto. Sei o quanto ele gostava de trabalhar em prol das pessoas com deficiência, necessidades especiais, autistas. Isso foi fruto de muita conversa com o Ferreti [Cláudio de Lima, Secretário de Governo e Relações Institucionais] e com o Fernando [Jordão, prefeito da cidade], e hoje a gente vê a realidade que a gente vai ter o centro para os autistas para que eles possam fazer tudo que precisam ali, principalmente as oficinas, além de médicos, fisioterapia, fono, que ajudam nossos autistas […]”, disse Luciana.

O vereador Rubinho Metalúrgico também falou sobre a causa autista e fez indicação para que o município faça a realização de cursos e treinamentos em terapia ABA para pais de crianças com autismo. “Sabemos que infelizmente o autismo não tem cura, mas as dificuldades causadas por ele podem ser diminuídas com auxílio de tratamento e métodos de aprendizado. Sabemos que a dificuldade dos pais é maior, pois muitos não recebem as informações adequadas de como educar e ensinar os filhos com transtorno. As autoridades médicas recomendam como tratamento as terapias precoces fundamentadas na análise do comportamento aplicada, que é a ABA, uma terapia específica para o tratamento. A oferta desse tratamento é praticamente restrita a rede privada, o que dificulta o acesso de grande parte da população. A minha indicação é que o prefeito forneça treinamento aos pais para que junto com os médicos auxiliem no tratamento e educação dos filhos com transtorno […]”, disse Rubinho.

Para ver mais conteúdo sobre a 16ª sessão, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=GW1HkAe0OSY.