Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moções foram entregues na 20ª sessão ordinária

Moções foram entregues na 20ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 15/10/2021 20h06

Nesta quinta-feira (14), foi realizada a 20ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2021, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Na ocasião, o vereador Dudu do Turismo entregou moções de aplausos a dois homenageados. O primeiro foi Paulo Ricardo Santiago, que atua como motorista de ambulância na rede municipal de assistência em saúde desde 2004, quando passou num concurso público para a prefeitura. 

“É uma honra, Paulinho. Além de ser meu irmão da Ordem, é um amigo, uma pessoa que trabalha muito pelo nosso município há mais de 20 anos. A função hoje dessa Casa é parabenizar e agraciar aquelas pessoas que de verdade fazem alguma coisa pelo nosso município e deixam sua marca [...]”, disse Dudu.

A outra moção foi entregue pelo vereador ao pastor Neilson Gomes, segundo tenente do corpo de bombeiros e pastor da igreja Milagres no Altar, onde desempenha trabalho assistencial com a comunidade local. “Pastor, é um orgulho poder lhe parabenizar e lhe presentear com essa moção dessa Casa Legislativa tão importante. Primeiramente por seu trabalho como bombeiro em Angra dos Reis, por estar sempre preocupado e discutindo a melhor qualidade de vida para as pessoas, segundo como pastor dessa cidade, em que faz um belíssimo trabalho [...]”, disse Dudu.

Eletronuclear

No último dia 7 de outubro, a empresa Eletronuclear firmou convênio com a prefeitura para início das obras de captação de água em Mambucaba e de reservação de água no Bracuí. O vereador Jorge Eduardo Mascote, no entanto, reivindicou mais investimentos da empresa como contrapartida ao uso do território municipal pelas usinas nucleares, principalmente no que diz respeito a postos de trabalho. “[...] Eles estão dizendo que em janeiro vão contratar 1.500 pessoas. Quero saber se essas 1.500 pessoas que vão ser empregadas vão ser moradoras aqui de Angra dos Reis ou vão trazer de fora como eles fazem. Porque quando montaram uma tenda na praça da Matriz, teve 35 mil pessoas inscritas e até hoje ninguém foi chamado [...]”, disse Mascote.  

Decreto sanitário

Os vereadores aprovaram a fala na tribuna do músico André Bainha, representante do Colegiado de Música do estado do Rio de Janeiro na Costa Verde, que reivindicou o cumprimento da flexibilidade para as apresentações musicais nos estabelecimentos da cidade. Segundo o decreto 12.276, válido de 21 de setembro a 22 de outubro, bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar sem restrição de horário, mas o músico afirma que a fiscalização continua ocorrendo.

“Acho uma falta de respeito essa caça às bruxas aos músicos da cidade porque essa foi a classe mais prejudicada. São mais de quatro mil músicos em Angra e na sua grande maioria eles dependem da música para sobreviver. Alguns tem outro trabalho e conseguem levar seu sustento para casa, mas a grande maioria não tem, dependem da música. Só lembrar pro governo que são mais de quatro mil músicos, temos representatividade, temos força. Juntamente com os vereadores, venho pedir ajuda de vocês sobre essa questão, se o decreto vai ou não até esse horário, a fiscalização chegando 23h30 da noite mandando os músicos pararem de tocar, tendo que voltar para casa sem dinheiro, como explica isso para a família? É triste, tem que ter coerência nesses decretos que a gente não tem entendido. Posta uma coisa na internet mas na pratica é diferente [...]”, declarou o músico.

Educação

O vereador Edinho Rodrigues defendeu a derrubada do parecer contrário ao Projeto de Lei Nº 13/2021, de sua autoria, que dispõe sobre o respeito dos serviços públicos municipais à dignidade especial de crianças e adolescentes – infância sem pornografia. “Eu entendi o que o relator passou. Quem tem que decidir o que a criança assiste ou não é a família. Concordo, mas como decidir isso numa sala de aula com 15, 20, 30 crianças. Eu vou optar que minha criança não assista, mas tem uma criança que o pai permite. O Projeto de Lei é para que a prefeitura, o serviço público tenha respeito com a criança.  No que diz respeito à sexualidade, são os país que tem que ensinar [...]”, defendeu. O parecer foi rejeitado pelos vereadores com sete votos.

Aqueles que perderam a transmissão ou desejam assisti-la novamente podem fazê-lo por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=GXmqfQQ3HoM

 

Foto: Igor Abreu