Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Morte de criança por bala perdida foi destaque na 20ª sessão ordinária

Morte de criança por bala perdida foi destaque na 20ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 04/05/2022 13h48

Na terça-feira (03), foi realizada mais uma sessão ordinária, a 20ª desse período legislativo. Um dos assuntos debatidos foi a morte da menina Karina Sobral de Souza, de 9 anos, por uma bala perdida no Morro da Glória I, no último domingo. “Enquanto existir usuário, vai existir traficante, é o que alimenta. Acho que nosso Código Penal deveria mudar para punir também aquele que usa, para que ele também seja responsável por isso. A gente perde com isso. Uma menina de 9 anos, na flor da vida, acontece o que aconteceu com ela andando na rua. É lastimável, é revoltante e eu espero que a justiça seja feita por essa menina e quantas outras Karinas a gente não perdeu por isso?”, disse Luciana Valverde.

“Todos falaram da criança Karina que infelizmente se foi brutalmente. Nós sabemos que teve um investimento muito grande na segurança do nosso município, antes nós não podíamos andar pelos bairros, nem andar pela cidade direito devido à violência. O governo municipal, o qual nós apoiamos fez um investimento na logística da polícia militar, mas como os demais vereadores pontuaram aqui é justamente o usuário quem patrocina. Se não tivesse usuário, o traficante não ia ter para quem vender. O traficante não está na rua do Comércio, ele está num lugar onde a polícia militar não está [...]. A luta da pessoa do bem, de nós vereadores que estão nesta Casa e nós sempre falamos aqui no investimento no esporte, no investimento na cultura, que é isso que tem que acontecer. A política implementada hoje não favorece o jovem. Então nós temos que criar políticas públicas para atender a essa juventude que está ociosa [...]”, disse o presidente da Casa, Helinho do Sindicato.

O vereador Charles Neves apresentou o Projeto de Lei Nº 00045/2022 que determina a comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde que integram as redes pública e privada de saúde, das ocorrências envolvendo embriaguez e ou consumo de drogas por criança ou adolescente. O parlamentar explicou a importância do projeto:

“É que a rede de saúde já inicie os procedimentos de comunicação para as autoridades competentes quando se perceber que crianças e adolescentes já estão fazendo uso de álcool e drogas que é o início de um caminho que pode culminar no que aconteceu domingo, que foi a perseguição a um usuário, que ocorreu a morte da menina, então isso é a preocupação do vereador para que a gente comece desde cedo a tratar essa criança, tratar esse adolescente, com acompanhamento dos pais, do conselho tutelar, da secretaria de educação [...]”, disse Neves.

Os demais temas debatidos na sessão podem ser conferidos no vídeo completo da sessão em: https://www.youtube.com/watch?v=f3Dh4_d1eXs.

Foto: Igor Abreu